Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pará

Geral
20 de Novembro de 2023 às 18h47

MPF fiscaliza regularidade da atuação de forças de segurança durante ocupação de terras no Pará

Ofícios com solicitações de informações foram enviados à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a órgãos policiais

A imagem mostra uma composição gráfica simples predominantemente em azul e branco. Há um retângulo azul escuro na parte superior com a palavra "ATUAÇÃO". Abaixo, em um retângulo branco, aparece a sigla "MPF" em azul escuro.

Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofícios a órgãos do sistema de segurança pública no Pará com o objetivo de verificar a regularidade da atuação dessas instituições durante ocupação de terras iniciada nesta segunda-feira (20) em Parauapebas, sudeste do estado.

Mais de mil famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam duas fazendas apontadas pelo movimento como áreas griladas e improdutivas. Ainda segundo o MST, policiais militares sem mandado judicial estariam impedindo as famílias de entrarem e saírem do acampamento.

O MPF quer saber dos órgãos de segurança se estão acompanhando as ocupações, quem são as pessoas responsáveis pelas operações e se foi dada qualquer ordem administrativa ou judicial para a retirada das famílias.

Ofícios com esses questionamentos foram enviados pelo MPF à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), ao 23° Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas e à Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá.

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Para atendimento à imprensa: saj.mpf.mp.br
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos 
Para mais informações:

registrado em: Reforma Agrária
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Domingos Marreiros, 690

Umarizal – Belém/PA

CEP 66.055-215

PABX: (91) 3299-0111
Atendimento de segunda a sexta, das 8 às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC):

10 às 17h

(91) 3299-0138 / 0125 / 0166

Atendimento exclusivamente por WhatsApp: (91) 98437-1299

Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão:

9 às 18h

Protocolo:

9 às 18h

Biblioteca:

13 às 18h

Plantão:

Telefone: (91) 98404-6620

O plantão da Procuradoria da República no Pará funciona em apoio ao plantão da Justiça Federal e também para o atendimento dos casos emergenciais de violação dos direitos do cidadão e da coletividade, por meio de pedidos, ações, procedimentos e medidas de urgência destinadas a evitar perecimento e danos a direito individual, difuso e coletivo, assegurar a liberdade de locomoção e garantir a aplicação da lei penal. Período e horário do plantão: Sábados, domingos, feriados, recessos e nos dias úteis iniciará às 18h01 e finalizará às 08h59 do dia seguinte, bem como abrangerá também as Procuradorias da República nos municípios do Pará nos finais de semana, nos feriados, nos pontos facultativos e nos recessos.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita