Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Indicadores estratégicos

Para viabilizar o controle dos objetivos estratégicos do PEI 2011-2021, foram definidos indicadores e metas que deverão mensurar o desenvolvimento da estratégia. Os indicadores permitem desdobrar as metas de uma ação e repensar formas de melhoria contínua dos processos organizacionais, sendo importantes fontes de informação para o processo de tomada de decisão.

Para facilitar o monitoramento do desempenho, optou-se por definir metas com intervalo (banda) de admissibilidade, denominados faróis de alerta.

 

Imagem ilustrativa

 

 

O estabelecimento de uma meta para cada indicador é primordial para comunicar a todos os membros e servidores a velocidade de implementação da estratégia e a amplitude do desafio a ser superado pelo MPF no alcance da Visão de Futuro.Vale destacar que as metas representam um pacto com os gestores responsáveis de cada órgão, unidade administrativa, unidade gestora e áreas de atuação.A Portaria PGR/MPF nº 687/2011 que institui o Planejamento Estratégico do Ministério Público Federal traz, também, os gestores dos 32 indicadores relacionados aos 25 objetivos estratégicos. Compete ao gestor assegurar a efetivação de ações necessárias para o correto monitoramento dos indicadores sob sua responsabilidade e responder pelo seu desempenho. Na hipótese de o indicador apresentar resultado inferior a 70% da meta estabelecida, o gestor responsável deverá apresentar as justificativas ao Secretário-Geral.
Com a edição da Portaria PGR/MPF nº 57, de 2 de fevereiro de 2016, passaram a ser mensurados 37 indicadores estratégicos, conforme definido a seguir.


Indicadores Estratégicos

 

Perspectiva Aprendizado e Crescimento



Perspectiva Processos Internos

Perspectiva Sociedade


Relatório executivo dos indicadores estratégicos do Ministério Público Federal