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SOBRE A INICIATIVA
Um dos princípios da Administração Pública expressos na Constituição de 1988, a publicidade, tem sido aperfeiçoado ao longo dos últimos 30 anos no Brasil. Ganhou legislações específicas – casos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), da Lei da Transparência (Lei nº 131/2009) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000) – além de desdobramentos que ampliaram a transparência e aperfeiçoaram o processo de prestação de contas à sociedade. O Ministério Público Federal (MPF), assim como outros órgãos públicos, incorporou práticas e investiu em ferramentas e sistemas que, atualmente, permitem a divulgação sistemática de dados para livre acesso da sociedade.

DESTAQUES

atuação JUDICIAL E extrajudicial DO MPF

Os gráficos e tabelas a seguir resumem os principais dados estatísticos da atuação do MPF. As informações foram retiradas da ferramenta MPF em Números, cuja íntegra pode ser consultada no link de acesso disponível nesta página. Foram selecionados levantamentos acerca de dados como fluxo processual – total de ações nas quais o MPF atuou no período –, as denúncias e ações civis apresentadas, além dos acordos de não persecução firmados e a força de trabalho disponível na Instituição.

MPF SERVICOS

OS serviços do MPF REUNIDOS em um só lugar

Para utilizar os serviços do Ministério Público Federal, o canal mais ágil e de fácil acesso é o aplicativo MPF Serviços. Além do portal do MPF, http://www.mpf.mp.br/mpfservicos, o aplicativo está disponível para iPhone e Android, pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play. Ao todo, são 16 serviços disponíveis. Acesse já o MPF Serviços para encaminhar representações, solicitar informações, enviar documentos, fazer críticas, elogios, reclamações ou até mesmo ler notícias produzidas pelo Ministério Público Federal.

Aplicativo MPF Serviços na Google play Aplicativo MPF Serviços para Iphone IOS

SOBRE A INICIATIVA

Um dos princípios da Administração Pública expressos na Constituição de 1988, a publicidade, tem sido aperfeiçoado ao longo dos últimos 30 anos no Brasil. Ganhou legislações específicas – casos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), da Lei da Transparência (Lei nº 131/2009) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000) – além de desdobramentos que ampliaram a transparência e aperfeiçoaram o processo de prestação de contas à sociedade. O Ministério Público Federal (MPF), assim como outros órgãos públicos, incorporou práticas e investiu em ferramentas e sistemas que, atualmente, permitem a divulgação sistemática de dados para livre acesso da sociedade.

Mais que uma obrigação legal, a chamada transparência ativa é um desafio a ser vencido diariamente por órgãos públicos, como o MPF. Disponibilizar informações, como o total de recursos recebidos pela Instituição (orçamento), o destino dado a esses valores (aplicação), como e quem contratou para prestar serviços e os gastos mensais com pessoal, é uma frente importante da prestação de contas ordinária da Instituição. Mas não é a única. Há uma preocupação constante em apresentar resultados da atividade-fim desenvolvida em todo o país. Em outras palavras, é preciso informar, de forma clara e inteligível, o que a Instituição entregou à sociedade dentro do que é a sua razão de existir.

Nesse sentido, com o propósito de ampliar e dar maior consistência a informações disponibilizadas ao público, a Instituição lança um novo MPF em Números. Desenvolvida internamente pela Divisão de Estatística da Secretaria Jurídica e de Documentação (Sejud), a ferramenta produz levantamentos acerca das principais frentes da atuação institucional. Os dados são extraídos de forma automática do sistema Único e incluem todas as unidades: Procuradoria-Geral da República (PGR), Procuradorias Regionais da República (PRRs), Procuradorias da República nos Estados (PRs) e Procuradorias da República nos Municípios (PRMs).

Ao acessar o sistema, o usuário poderá obter informações numéricas referentes a ações judiciais propostas em todo o país – seja de natureza penal, seja de natureza cível – ao acervo de processos judiciais e extrajudiciais e ao fluxo dos procedimentos, com os registros de entradas e saídas. Também poderá ter acesso a tabelas que registram os acordos de não persecução de natureza cível e penal firmados em todo o país, além de conhecer a força de trabalho disponível em cada unidade do MPF.

O novo MPF em Números não se confunde ou com as informações constantes no Portal da Transparência nem na antiga ferramenta, cujo foco é o público interno, nem substitui essas informações. Trata-se de um novo canal, por meio do qual a sociedade poderá ter acesso a dados que refletem o trabalho de membros e servidores, sobretudo, em um momento importante para a transição dos processos do modelo físico para o eletrônico.

A busca dos dados estatísticos é feita de forma automática por meio do instrumento Business Intelligence (BI) diretamente no sistema Único, cuja base de dados reúne, atualmente, 88 milhões de expedientes e 250 milhões de registros alimentados diariamente por mais de 10 mil usuários em todo o país. Em nome da precisão e da qualidade das informações prestadas, o MPF em Números não incluirá, em sua versão inicial, todos os tipos de procedimentos tocados pelo MPF. À medida que houver avanços no tratamento de novos dados, a quantidade de procedimentos cujos levantamentos serão disponibilizados será ampliada com a atualização da ferramenta.