Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Mato Grosso do Sul

19 de Agosto de 2009 às 12h30

MPF quer estado de Mato Grosso do Sul engajado no combate à dengue em Corumbá

Recomendação à Secretaria Estadual de Saúde faz parte do pacote de ações que o Ministério Público Federal adotou para resolver situação gravíssima da saúde pública no município.

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) recomendou à Secretaria Estadual de Saúde providências para controle e combate à dengue no município de Corumbá. Segundo a recomendação, o estado precisa dar mais suporte ao município no controle da doença.

Relatórios de acompanhamento e supervisão do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul apontam vários equívocos, erros e omissões nas ações de combate à dengue em Corumbá. Levantamentos do Ministério da Saúde indicam que o percentual de pendências - imóveis não visitados - no município permanece há dois anos próximo de 20%.

No primeiro semestre deste ano, a epidemia de dengue que assolou o município foi considerada a pior da história pelo Ministério da Saúde. Em maio, o índice de infestação predial na cidade se apresentava extremamente elevado (3,2%), havendo regiões da cidade em que esse índice atingiu 7,7% - situação classificada como de iminente perigo à saúde pública pela Fundação Nacional de Saúde.

Providências - De acordo com a recomendação, a Secretaria de Estado de Saúde deve acompanhar e monitorar as solicitações formuladas a partir de relatórios de acompanhamento e supervisão realizados pelo Ministério da Saúde e pela própria Secretaria; promover maior articulação entre estado, município e sociedade civil para sensibilização da população corumbaense no combate à doença, além de prestar assistência ao município quanto à capacitação de profissionais, assistência técnica e capacitação acerca da pulverização de inseticidas e assessoria quanto à regulamentação legal necessária para a entrada em imóveis fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador, que podem conter criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do do Sul tem o prazo de 30 dias, a partir do recebimento da notificação, para se manifestar sobre as medidas adotadas.

Recomendação - Recomendação é uma forma extrajudicial de atuação do MPF. A recomendação não tem valor de ordem judicial, mas deve ser observada para evitar ação judicial. É um recurso usual para melhoria de serviços públicos ou de relevância pública bem como para fazer respeitar os direitos coletivos.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul
(67) 3312 7265/ 3312 7283
ascom@prms.mpf.gov.br

 

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
twitter.com/mpf_ms
youtube.com/AscomMPFMS

Informações à imprensa
saj.mpf.mp.br
(67) 3312-7265 / 7283

registrado em: saúde, direitos humanos, Geral
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Afonso Pena, 4444
Vila Cidade - Campo Grande/MS
CEP 79020-907

Pabx: (67) 3312-7200
Atendimento de segunda a sexta, das 12h às 18h
Atendimento aos jornalistas:
Assessoria de Comunicação Social
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita