Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Mato Grosso do Sul

7 de Outubro de 2009 às 9h10

MPF/MS pede rapidez no julgamento de processo dos Terena de Sidrolândia

O protesto dos índios terena, que interrompeu o tráfego na BR 163 na manhã desta terça-feira (6), em Campo Grande (MS), terminou em função de um acordo proposto pelo procurador da República Emerson Kalif Siqueira. O Ministério Público Federal formalizou uma petição, a ser assinada também pelo procurador regional da República Paulo Thadeu Gomes da Silva, em que solicita ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3) celeridade no julgamento do processo que envolve os indígenas.

Eles reivindicam uma área de 17,2 mil hectares, na região de Sidrolândia, no sul do estado. A área atual da terra indígena é de dois mil hectares. É lá que vivem 4.500 pessoas, em nove aldeias. A outra parte da área já foi considerada pelos estudos antropológicos como terra de ocupação tradicional indígena, mas o processo de demarcação foi interrompido por um recurso judicial dos proprietários da área.

O TRF 3 já havia cassado uma decisão liminar de 1ª instância que considerava nulos os estudos demarcatórios na Terra Indígena Buriti. Embora o recurso impetrado pelos proprietários não tenha o poder de impedir o processo de demarcação, a Funai decidiu esperar pela decisão final da Justiça.

O recurso está há dois anos sem qualquer andamento, o que levou os indígenas a organizarem o protesto, pedindo agilidade no julgamento. O MPF enviou uma petição ao atual relator do processo, desembargador federal Nelton Agnaldo dos Santos, neste sentido, e também está agendando uma reunião com ele e os indígenas, em São Paulo, nas próximas semanas.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265/ 3312-7283 / 9297-1903
ascom@prms.mpf.gov.br
www.prms.mpf.gov.br
www.twitter.com.br/mpf_ms

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
twitter.com/mpf_ms
youtube.com/AscomMPFMS

Informações à imprensa
saj.mpf.mp.br
(67) 3312-7265 / 7283

registrado em: índios, Geral
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Afonso Pena, 4444
Vila Cidade - Campo Grande/MS
CEP 79020-907

Pabx: (67) 3312-7200
Atendimento de segunda a sexta, das 12h às 18h
Atendimento aos jornalistas:
Assessoria de Comunicação Social
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita