Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Mato Grosso do Sul

Indígenas
12 de Julho de 2022 às 11h30

Após reunião com o MPF, lideranças da aldeia Amambai concordam com a realização de nova eleição

Pleito para definir a nova liderança será realizado no dia 31 de julho

A foto mostra, em primeiro plano, um indígena de costas utilizando mochila e cocar. À frente dele, uma grande extensão de terra com plantação de milho e árvores ao longe.

Indígena Guarani-Kaiowá na retomada Guapoy Mirim, em Amambai. Foto: MPF/MS

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu, na tarde desta segunda-feira (11), reunião com representantes da comunidade indígena Amambai a fim de solucionar conflito que envolve a liderança da aldeia.

Após deliberações, ficou acordado que a nova eleição para liderança da comunidade, que engloba a retomada Guapoy Mirim, será realizada em 31 de julho sob organização da unidade do MPF em Ponta Porã (MS), da Polícia Federal, da Defensoria Pública da União (DPU), da Funai de Ponta Porã e de Amambai e do antropólogo indígena Tonico Benites. João Gauto e Ronaldo Ortiz, atuais capitão e vice-capitão da aldeia, respectivamente, seguem na liderança da comunidade até o dia da eleição.

Qualquer indígena da comunidade poderá se candidatar, respeitado o limite de 10 candidatos(as). Os nomes dos candidatos devem ser apresentados na sede da Funai em Amambai até o dia 18 de julho. Poderão votar os membros da Comunidade Indígena Amambai e da Retomada Guapoy Mirim que tenham mais de 16 anos de idade.

De acordo com o MPF, os indígenas presentes na reunião comprometeram-se ainda a “cessar qualquer ato de ameaça e violência entre si e no âmbito da Aldeia Amambai e da Retomada Guapoy Mirim até o dia da referida eleição, bem como se comprometem a aceitar a liderança que vier a ser eleita e conviver pacificamente com ela futuramente na busca pelo bem comum de toda a comunidade”.

A convite do MPF, participaram da reunião representantes da DPU, da Polícia Federal e da Funai, além dos seguintes membros da comunidade indígena: João Gauto; Tânia Gauto; Paulo Bemitez de Lima; Ronaldo Ortiz; Italiano Vasquez; Arsenio Vasquez; Lurdelice Moreira Nelson e Rivelino Pereira.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
twitter.com/mpf_ms
youtube.com/AscomMPFMS

Informações à imprensa
saj.mpf.mp.br
(67) 3312-7265 / 7283

registrado em: *6CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Afonso Pena, 4444
Vila Cidade - Campo Grande/MS
CEP 79020-907

Pabx: (67) 3312-7200
Atendimento de segunda a sexta, das 12h às 18h
Atendimento aos jornalistas:
Assessoria de Comunicação Social
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita