Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

Consumidor e Ordem Econômica
21 de Julho de 2022 às 15h15

Vale acata recomendação do MPF e reativa transporte de passageiros no trecho Belo Horizonte (MG)-Cariacica (ES)

Transporte de passageiros volta a operar na próxima segunda-feira (25), a operação tinha sido interrompida em razão da queda de um talude no Km 493

#PraCegoVer Imagem mostra a frente de uma locomotiva de trem, que está vindo por uma estrada de ferro.

Imagem: Pixabay

A Vale S.A., concessionária da Estrada de Ferro Vitória-Minas, acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e retomará, a partir do dia 25 de julho, a operação diária de transporte de passageiros, nos dois sentidos, no trecho Belo Horizonte (MG) a Cariacica (ES).

Na recomendação enviada, o MPF ressaltava que o transporte de passageiros é um serviço público de caráter essencial, o que inclusive teria pesado “fortemente” na decisão governamental de aditivar o contrato para a renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Além disso, os problemas das chuvas ocorridas em janeiro causaram um impacto na BR-381/202, que liga Minas gerais ao Espírito Santo, aumentando assim os potenciais riscos da chamada “rodovia da morte” e aumentando a importância do transporte ferroviário de passageiros.

Interrupção - De acordo com o MPF, o transporte ferroviário de passageiros nesse trecho foi interrompido em janeiro deste ano devido à queda de um talude no km 493 em decorrência das fortes chuvas que ocorreram em Minas Gerais naquela época do ano. Em reunião no último dia 14 de junho, representantes da empresa afirmaram que as obras para limpeza e restauração da área estarão concluídas no próximo mês de setembro.

Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008