Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

28 de Maio de 2007 às 0h0

Após 15 anos, finalmente a Procuradoria da República inaugura sua sede em Uberlândia


O Ministério Público Federal (MPF) inaugura oficialmente hoje, 28 de maio,  a partir das 18h00, a nova sede da Procuradoria da República no Município de Uberlândia.

Após funcionar por mais de treze anos em espaço cedido pela Justiça Federal, finalmente a Procuradoria da República vai contar com sua própria sede, o que irá facilitar e otimizar o atendimento ao público.

O novo endereço está localizado na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1881, no bairro Jardim Karaíba.

Presente em Uberlândia desde abril de 1992, a Procuradoria da República conta hoje com dois procuradores da República, Cléber Eustáquio Neves e Anna Paula Coutinho de Barcelos Moreira, que respondem por 23 municípios: Araguari, Arapora, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Guriata, Indianópolis, Ipiacu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.

Procuradores

Cléber Eustáquio Neves é procurador da República em Uberlândia desde outubro de 1998. Natural deste município, formou-se em Direito pela UFU em 1987, quando já exercia as funções de fiscal da Receita Estadual. De 1994 a 1997, atuou como procurador federal junto ao INSS e em fevereiro daquele ano ingressou na carreira do Ministério Público Federal, sendo nomeado inicialmente para a Procuradoria da República no Estado do Mato Grosso.

Sua atuação em Uberlândia é marcada pela defesa intransigente do interesse público e da sociedade, mas se perguntarem a ele qual é o caso, nestes nove anos, que o marcou mais, ele responde sem titubear: “não é exatamente um caso, mas uma briga: a de tentar recuperar as rodovias federais que cortam a região”.

Anna Paula Coutinho de Barcelos Moreira é natural de Unaí-MG. Formou-se em Direito no ano de 2002 pelo Centro Universitário de Brasília, no Distrito Federal. Atuou como procuradora federal de 2003 a 2005, quando ingressou no MPF, sendo nomeada inicialmente também para a Procuradoria da República do Mato Grosso. Chegou à Procuradoria da República em Uberlândia há apenas seis meses.

Sete outros procuradores já atuaram em Uberlândia desde a sua instalação: Lincoln Rodrigues de Faria (hoje, juiz federal da 2ª Vara neste município), Guilherme Zanina Schelb, Marcos da Penha Souza Lima, José Cardoso Lopes, Carlos Henrique Martins Lima, Jaime Mitropoulos e Leonardo Augusto Santos Melo.

Movimentação processual – a Procuradoria da República responde hoje por 1414 inquéritos criminais e 1212 ações penais já instauradas. Mais de duzentas Ações Civis Públicas propostas pelo MPF tramitam na Justiça Federal, envolvendo desde a defesa do consumidor e do patrimônio público, até aquelas propostas contra ex-prefeitos e agentes políticos por improbidade administrativa.

Além dos casos já judicializados, os procuradores da Repúblicam trabalham ainda em procedimentos administrativos para investigar as denúncias e representações feitas por cidadãos, instituições civis ou órgãos do governo, como o INSS ou a Receita Federal. Encontram-se hoje, em tramitação, na Procuradoria da República em Uberlândia, 508 procedimentos administrativos.

Ascom-MPF/MG





Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

registrado em: prm-uberlandia
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita