Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

21 de Junho de 2004 às 0h0

Ato público vai reunir procuradores da República e promotores de Justiça em defesa do poder investigatório do Ministério Público


Manifestações públicas irão ocorrer sucessivamente nesta terça-feira, dia 22, nas principais capitais do País, em defesa do Poder do Ministério Público para conduzir investigações criminais. O objetivo dos organizadores do DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO é chamar a atenção da sociedade para uma ameaça iminente: a possibilidade de retrocesso na apuração e repressão a inúmeros crimes, em especial os que dilapidam o patrimônio público.

Esse retrocesso irá efetivamente ocorrer se o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Inquérito nº 1968, cujo indiciado é o Deputado Federal Remi Abreu Trinta (PL-MA), decidir que somente a polícia tem atribuições para praticar atos de investigação na apuração criminal.

Mas o que a grande maioria das pessoas ainda não se deu conta é que tal entendimento inviabilizará não apenas as investigações conduzidas pelo Ministério Público, como também grande parte do trabalho rotineiro e imprescindível dos setores de inteligência da Receita Federal e Estadual, do INSS e do Banco Central, que descobrem os indícios e colhem as primeiras provas dos crimes de sonegação fiscal, fraudes à Previdência, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Aqui em Minas, podemos citar o caso Tutor, Odilon Bacelar, a Infotrading, Banestado, Máfia da Terra. Caso o STF decida que promotores de Justiça e Procuradores da República não podem investigar, esses e outros processos poderão ser revistos, invalidando o que já foi feito até agora.

O poder de investigação do Ministério Público é defendido inclusive por membros do próprio Judiciário. Além dos Juízes Federais terem divulgado sua preocupação com eventual decisão desfavorável do STF, a Associação dos Magistrados Brasileiros divulgou hoje nota em que “vem a público expressar a grave preocupação da magistratura brasileira com o visível processo de tentativa de esvaziamento da capacidade de atuação do Ministério Público” e conclama “os cidadãos a refletir sobre o insubstituível papel do Ministério Público em um Estado de Direito Democrático, na defesa da sociedade ameaçada por tanta violência e lesada por tanta corrupção”.

Da Europa, a Medel (Magistrados Europeus para a Democracia e as Liberdades) enviou correspondência advertindo que uma restrição à ação do Ministério Público pode caracterizar ofensa à norma aprovada pela ONU, no 8º Congresso para a Prevenção de Crime e Tratamento aos Delinqüentes, segundo a qual “foi reconhecida a participação direta do Ministério Público na condução de investigações de delitos cometidos por agentes públicos como uma garantia à manutenção do Estado Democrático de Direito”.

Em Belo Horizonte, o ato público irá acontecer às 10 da manhã, na sede da Procuradoria da República, na Rua Pouso Alto, nº 15, bairro Serra. Várias autoridades e representantes de entidades civis já confirmaram presença.

Maria Célia Néri de Oliveira
Assessora de Imprensa-PRMG

Cláudia Lemos
Assessora de Imprensa-PGR

Sérgio Garschagen
Assessor de Imprensa-ANPR

Jucilene Ventura
Assessora de Imprensa-PRDF

Luciara Campos
Assessora de Imprensa-PRR 1ªR

Gabriela Levy
Assessora de Imprensa-PRRJ

Kleber Santos
Assessor de Imprensa-PRR 2ªR

Marcelo Oliveira
Assessor de Imprensa-PRSP

Andréa Ribeiro
Assessora de Imprensa-PRPR

Cléria Nunes
Assessora de Imprensa-PRSC

Juarez Tosi
Assessor de Imprensa-PRRS

Aldo Pires Rizzo
Assessor de Imprensa-PRGO

Helena Palmquist
Assessora de Imprensa-PRPA

Jano Sérvio de Carvalho
Assessor de Imprensa-PRRN

Rosa Miranda
Assessora de Imprensa-PRPE

Paulo Gutemberg
Assessor de Imprensa-PRPI

Patrícia Melo
Assessora de Imprensa-PRMS

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita