Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

29 de Abril de 2004 às 0h0

Xakriabás: Audiência Pública busca solução para os problemas que afligem o povo indígena mais numeroso do Estado


O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL realiza amanhã, dia 30 de abril, a partir das 09 horas da manhã, na aldeia “Brejo Mata Fome”, Terra Indígena Xakriabá, localizada no município de São João das Missões, norte do Estado, mais uma audiência pública.

A iniciativa atende a seguidas reivindicações das lideranças Xakriabás, que desejam discutir com os órgãos e entidades envolvidos na causa indígena os muitos problemas relativos à saúde, segurança, saneamento, nutrição, educação, auto-sustentação e desenvolvimento do seu povo.

Para isso foram convidados a participar da audiência todos os órgãos públicos, entidades e autoridades a eles diretamente relacionados: FUNAI, Prefeitos Municipais dos municípios circunvizinhos à Terra Indígena, FUNASA, Polícia Federal, Polícia Militar, CIMI, INCRA, ITER, Secretaria de Estado da Saúde, EMATER, DER, FOME ZERO e COPASA, entre outros.

Os xakriabás vivem no sertão mineiro e suas terras fazem limites com os municípios de Manga, Miravânia e Itacarambi. Povo indígena mais numeroso do Estado (no último censo realizado em junho/julho de 2003 foi apontada uma população de cerca de 7.000 pessoas), os Xakriabás constituem 70% da população de São João das Missões, sendo que 80% do território daquele município é terra indígena demarcada pela FUNAI.

Os problemas e dificuldades que atingem os Xakriabás decorrem também da seca que persiste durante a maior parte do ano. Além da fome e da desnutrição, tal situação levou o MPF, em 2001, a intervir, requisitando das prefeituras locais o abastecimento emergencial de água com caminhões-pipa, tão grave era a situação em algumas aldeias. Nos anos seguintes, durante boa parte do ano, esse atendimento emergencial continuou sendo feito.

Mas talvez o mais grave problema, apontado pelas próprias lideranças, seja o grande número de armas de fogo. Calcula-se que existam mais de 500 armas nas aldeias, o que tem resultado em muitos homicídios e lesões corporais.


Ascom-MPF/MG


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita