Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

12 de Março de 2002 às 0h0

MPF quer impedir início das obras de construção da Usina de Irapé


O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ajuizou, no dia 18 de dezembro de 2001, AÇÃO CIVIL PÚBLICA com pedido de liminar contra a ANEEL, o Estado de Minas Gerais, a FEAM e a CEMIG, com o objetivo de impedir o início das obras de construção da usina hidrelétrica de Irapé.

O objetivo principal da ACP é o de evitar a ocorrência de danos sócio-ambientais negativos do empreendimento, especialmente aqueles que se farão sentir sobre diversas comunidades tradicionais da região do Alto Jequitinhonha.

É importante anotar que vivem, na região, cerca de 5000 pessoas distribuídas em comunidades, tais como a Porto Corís, remanescente de quilombos.

Essas comunidades desenvolveram uma maneira peculiar e específica de interação com o meio-ambiente, constatada através de estudos periciais desenvolvidos a pedido desta Procuradoria da República. Ocorre que tal especificidade não foi devidamente considerada pelos órgãos ambientais. O laudo pericial aponta principalmente para o fato de que o empreendimento, da maneira como vem sendo realizado, importa em riscos graves a essas comunidades, eis que suas relações com o meio-ambiente daquele lugar são de tal forma específicas, que será impossível, sem uma cuidadosa avaliação prévia, a reprodução das condições sócio-culturais em lugar diverso.

É importante registrar ainda que um dos fatos mais curiosos na interação das comunidades locais com o meio-ambiente é que, em razão justamente do seu modo peculiar de vida, aquela região do Jequitinhonha é considerada uma das áreas mais bem preservadas de todo o Estado de Minas Gerais.

A ação civil pública foi distribuída à 21ª Vara Federal, tendo sido negada a liminar pleiteada pelo Ministério Público.

Dessa decisão foi interposto pedido de reconsideração nesta segunda-feira, dia 11 de março, após a produção de novo laudo pericial, que reafirma a existência de graves riscos para as comunidades tradicionais atingidas. O mérito da ação ainda não foi julgado.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais




Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita