Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Minas Gerais

MPF-MG de 1º grau

Meio Ambiente
31 de Março de 2022 às 16h35

Desastre da Vale: selecionadas propostas para a construção de 1,5 mil casas populares e 78 usinas fotovoltaicas em municípios atingidos

Iniciativas foram votadas em Consulta Popular realizada em 2021 e seguem agora para o detalhamento de cada um dos projetos pela mineradora

#PraCegoVer Imagem mostra uma poça de lama marrom escuro e por cima da foto a frase Desastre da Vale em letras na cor branca

Arte: Secom-PGR

 Os compromitentes do Acordo Judicial de Reparação – Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública Estadual (DPE-MG) e o governo mineiro – selecionaram projetos para a construção de 1.502 casas populares e instalação de 78 usinas fotovoltaicas na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale, ocorrido em janeiro de 2019 em Brumadinho (MG). Na mesma ocasião, foram selecionadas propostas para a construção de sete creches.

Este é o terceiro grupo de iniciativas referentes aos anexos I.3 e I.4 do Programa de Reparação Socioeconômica do Acordo Judicial.  

O material foi encaminhado à Vale na quarta-feira (30/03) para a fase de detalhamento dos projetos. O Acordo Judicial de Reparação prevê que o detalhamento contemple a apresentação do escopo, cronograma, custos estimados, riscos previstos, resultados esperados, indicadores, metas e marcos de entrega. A empresa terá 90 dias para apresentar aos compromitentes o material, podendo haver prorrogação.

Após o detalhamento e nova análise dos compromitentes, o material seguirá para a auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliará se o desenho do projeto está adequado e se os custos e os prazos estão compatíveis com os parâmetros usuais de mercado. A partir da manifestação favorável da auditoria, e da aprovação pelos compromitentes, poderão ser dadas as ordens de início, caso os projetos sejam considerados viáveis do ponto de vista técnico e financeiro.

Os denominados "Projetos Regionais" contemplam iniciativas que foram priorizadas pela população na Consulta Popular realizada no final do ano passado. As 1.502 casas populares devem ser construídas em 11 municípios: Biquinhas, Brumadinho, Florestal, Fortuna de Minas, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, São Gonçalo do Abaeté. As 78 usinas fotovoltaicas estão previstas para 15 localidades: Biquinhas, Caetanópolis, Curvelo, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São José da Varginha. Já a construção das sete creches contempla Caetanópolis, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Papagaios.

No total, já foram encaminhados para a Vale após a Consulta Popular 103 projetos, sendo 27 para Brumadinho (Anexo I.4), três para cada um dos outros 25 municípios atingidos e um projeto adicional para uma comunidade específica (Anexo I.3).  

* Com informações do Comitê Gestor Pro-Brumadinho

Recadastramento no PTR

E continua o recadastramento dos atingidos que residem em Betim (MG) e tiveram o pagamento do auxílio financeiro emergencial bloqueado pela Vale. O calendário divulgado pela FGV prevê atendimentos de 29/03 a 10/04 em dois locais: Museu da Colônia Santa Izabel e CRAS do Alto Boa Vista.

A Fundação Getúlio Vargas também produziu um manual para facilitar o entendimento das regras para o cadastramento. A publicação orienta sobre os documentos obrigatórios que a pessoa deverá apresentar no pedido de revisão, como fazer prova da residência, onde pedir o desbloqueio e como recorrer do indeferimento.

Clique aqui para conferir o manual. Mais informações em: https://www18.fgv.br/ptr/

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9010 / 9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Serviço de Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Minas Gerais
Av. Brasil, 1877
Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP 30140-007
 
(31) 2123-9000
Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 12 às 18 horas
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita