RIO DE JANEIRO
Em outubro de 2015, o Supremo Tribunal Federal determinou a remessa para o Rio de Janeiro de denúncia apresentada pela Força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, que apontou irregularidades em contratos para a construção da Usina Nuclear Angra 3.
Paralelamente ao curso desta ação penal na 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal no Rio deu início ao aprofundamento das investigações, pois constatou-se que o esquema era mais amplo que o núcleo denunciado inicialmente. Diante da complexidade das investigações, em junho de 2016, foi criada uma força-tarefa para investigar supostos crimes de corrupção, desvio de verbas e fraudes em licitações e contratos na Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás.
Em 17 de novembro de 2016, com a deflagração da Operação Calicute, a Força-Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro abriu um novo capítulo na investigação dos grandes casos de corrupção no estado. Naquele dia, era preso o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, apontado como chefe de uma complexa organização criminosa que desviou recursos de praticamente todas as obras públicas realizadas durante seu governo.
A partir daí, foram desarticulados esquemas de corrupção na Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria de Transporte do estado do Rio de Janeiro, além de desvios em obras da Prefeitura do Rio de Janeiro, bem como a compra de votos para que o Rio sediasse as Olimpíadas de 2017 e uma grande rede internacional de lavagem de dinheiro envolvendo 47 doleiros.
Os trabalhos da Força-Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro foram encerrados no dia 31 de março de 2021.
Equipe
A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro foi formada por procuradores da República que atuaram nos trabalhos de investigação na primeira instância da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Entre 2016 e 2021, fizeram parte da sua composição:
- Eduardo Ribeiro Gomes El Hage
- Fabiana Schneider
- Felipe Almeida Bogado Leite
- Gabriela de Goés Anderson Maciel Tavares Câmara
- Jessé Ambrósio Junior
- José Augusto Simões Vagos
- Lauro Coelho Júnior
- Leonardo Cardoso de Freitas
- Marisa Varotto Ferrari
- Rafael Antonio Barretto dos Santos
- Renata Ribeiro Baptista
- Renato Silva de Oliveira
- Rodrigo Timóteo da Costa
- Sérgio Luiz Pinel Dias
- Stanley Valeriano da Silva