Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Direitos do Cidadão
15 de Outubro de 2020 às 10h30

MPF integra grupo de combate ao trabalho escravo em Goiás

Saiba o que é trabalho escravo contemporâneo e como denunciar

Banner mostra a foto de um trabalhador em condições precárias abrindo uma barraca de lona. Sobre a foto está escrito "Trabalho escravo contemporâneo) e (Saiba o que é e como denunciar" em letras amarelas. O banner ainda contém a logomarca do MPF em Goiás.

(Foto: Grupo Especial de Fiscalização Móvel - GEFM)

O Ministério Público Federal (MPF) é integrante do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), criado em julho deste ano, em Goiás, a partir da articulação entre instituições públicas, com o objetivo de combater de forma eficaz o trabalho escravo contemporâneo no estado. O GEFM é composto, ainda, por representantes do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT /GO), da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (vinculada ao Ministério da Economia), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O que é o trabalho escravo contemporâneo de acordo com o artigo 1º da Convenção das Nações Unidas sobre escravatura, de 1926, a “escravidão é o estado e a condição de um indivíduo sobre o qual se exercem, total ou parcialmente, alguns ou todos os atributos do direito de propriedade”.

O artigo 149 do Código Penal brasileiro prevê que o trabalho análogo ao de escravo é aquele em que pessoas são submetidas a trabalhos forçados ou a jornadas exaustivas; a condições degradantes no meio ambiente de trabalho; e a restrição de locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto. É considerado crime e pode gerar multa e pena de prisão de até oito anos, além da pena correspondente à violência.

O MPF entende que a união de esforços de órgãos e instituições públicas constitui o principal meio de combate ao trabalho escravo contemporâneo, uma mazela, infelizmente, ainda muito comum em nosso país. Pedimos a todos que denunciem os casos suspeitos, para que possamos averiguar e tomar as medidas cabíveis”, explica a procuradora regional dos direitos do cidadão em Goiás, Mariane Guimarães de Mello Oliveira.

Como denunciar para registrar uma denúncia sobre o tema, estão disponíveis os seguintes canais:

* Ministério Público Federal (clique aqui);

* Ministério Público do Trabalho: pelo site (https://peticionamento.prt18.mpt.mp.br/denuncia) ou pelo aplicativo MPT Pardal (clique aqui e saiba mais);

* Subsecretaria de Inspeção do Trabalho: Sistema Ipê (https://ipe.sit.trabalho.gov.br/#!/);

* Polícia Federal: em suas Superintendências, cujos endereços estão disponíveis em https://www.gov.br/pf/pt-br.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

TELEFONES:

(62) 3243-5400
(62) 99513-3507 (das 10h às 17h)

Atendimento de público externo, de forma presencial, é das 10h às 17h (não há atendimento ao público durante o recesso de final de ano (20/12/2023 a 06/01/2024).
Assessoria de Comunicação Social

Contato via https://saj.mpf.mp.br/saj/

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Sala de atendimento ao cidadão

Utilize a página MPFServiços (disponível 24h).
Dúvidas ou outras informações? Telefone (62) 3243-5462. Envie mensagens de WhatsApp para nº (62) 99513-3507 (de segunda a sexta, das 10h às 17h e, durante o plantão de final de ano - 20/12/2022 a 06/01/2023 - das 13h às 17h).


Informações sobre licitações

Telefone: (62) 3243-5495
E-mail: prgo-slde@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita