Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Goiás

Consumidor e Ordem Econômica
25 de Agosto de 2022 às 16h5

MPF consegue decisão da Justiça Federal que obriga o Dnit e o Município de Aparecida de Goiânia/GO a arcarem com iluminação do trecho urbano da BR-153

Em 2014, sentença já determinava ao Município a responsabilidade de custear a iluminação do trecho

Foto mostra veículos trafegando em trecho da BR-153 em Goiânia.

Foto: Ascom/MPF/GO

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF) de cumprimento provisório de sentença, a Justiça Federal (JF) de Goiânia (1ª Vara) determinou, na última terça-feira (23), que o município de Aparecida de Goiânia (GO) passe a custear o serviço de iluminação pública na faixa de domínio do trecho da rodovia BR-153 que corta o correspondente perímetro urbano. O município deve pagar a respectiva fatura diretamente à empresa distribuidora de energia elétrica, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Para tanto, de acordo com a decisão judicial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve demonstrar que instalou o conjunto de equipamentos a serem utilizados exclusivamente na prestação de serviço de iluminação pública ou que já tenha recuperado os existentes, no trecho da BR-153 que corta o perímetro urbano de Aparecida de Goiânia (GO). Além disso, que demonstre que, após essas providências, tenha delegado imediatamente ao município de Aparecida de Goiânia a manutenção, conservação, restauração e reposição das instalações de iluminação pública.

Entenda o caso — Em 2011, o procurador da República Ailton Benedito de Souza ajuizou, perante a Justiça Federal (JF), Ação Civil Pública (ACP) em face do Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e do município de Aparecida de Goiânia. A ação visava a condenação dos réus à instalação de equipamentos destinados à iluminação pública em todo o trecho da BR-153 que margeia o município de Aparecida de Goiânia, bem como que o referido município fosse obrigado a conservar, restaurar, repor e dar manutenção em tais equipamentos ao longo dos anos.

Em 2014, a JF julgou parcialmente procedentes os pedidos para determinar, em síntese, que o Dnit recuperasse a iluminação do trecho e, posteriormente, delegasse ao município de Aparecida de Goiânia a manutenção, conservação, restauração e reposição das instalações de iluminação pública. Ocorre que o município recorreu da sentença e a ACP ainda tramita junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Para a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, autora do requerimento de cumprimento provisório de sentença, não foi atribuído efeito suspensivo ao recurso do município. Assim, a sentença na ACP ainda produz, atualmente, todos os seus efeitos jurídicos, devendo, desde já, ser cumprida pela parte executada, pois todo o trecho da BR-153 que corta Aparecida de Goiânia continua apresentando iluminação inadequada ou inexistente, mesmo depois de passados mais de oito anos da decisão judicial.

Íntegra da decisão (autos nº 1034824-07.2022.4.01.3500).

Notícias relacionadas:

- MPF requer cumprimento provisório de sentença para obrigar o Município de Aparecida de Goiânia/GO a arcar com iluminação do trecho urbano da BR-153

- MPF obtém liminar que obriga Município de Goiânia a arcar com a iluminação de trecho urbano da BR-153

- MPF ajuíza ação para que os Municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia custeiem, instalem e deem manutenção na iluminação da BR-153 em seus respectivos trechos

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/go
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: /MPFederal

registrado em: *3CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Goiás
Avenida Olinda
Edifício Rosângela Pofahl Batista
Qd. G, Lt. 2, nº 500, Park Lozandes
Goiânia/GO
CEP: 74884-120

TELEFONES:

(62) 3243-5400
(62) 99513-3507 (das 10h às 17h)

Atendimento de público externo, de forma presencial, é das 10h às 17h, a partir de 1º de abril de 2022.
Assessoria de Comunicação Social

Contato via https://saj.mpf.mp.br/saj/

Atenção: Cuidado com e-mails falsos! O MPF/GO não envia e-mails para intimar, notificar ou comunicar qualquer procedimento investigatório.

Sala de Atendimento ao Cidadão
Utilize a página MPFServiços (disponível 24h).
Dúvidas ou outras informações? Envie mensagens de WhatsApp para nº (62) 99513-3507 (de segunda a sexta, das 10h às 17h).


Informações sobre licitações

Telefone: (62) 3243-5449
E-mail: prgo-cpl@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita