Distrito Federal

Direitos do Cidadão
20 de Dezembro de 2022 às 10h45

MPF recomenda ação conjunta para combater ações criminosas em manifestações políticas no DF

Órgão teme que protestos violentos possam se estender até a posse do novo presidente

Imagem com fundo azul e no meio, escrito com letras em caixa alta na cor banda, MPF em ação.

Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nessa segunda-feira (19), que as Polícias Federal e Militar do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e o Comando Militar do Planalto planejem, em conjunto, uma atuação para prevenir e combater atos criminosos nas manifestações que ocorrem no Quartel General (QG) do Exército e em outras áreas de Brasília. A intenção é evitar que novos fatos com significado político possam causar outros protestos, como os que ocorreram no dia 12 de dezembro, na área central da cidade. As instituições terão 72 horas para responder à recomendação.

O documento foi assinado pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão no DF, Luciana Loureiro Oliveira, pelo procurador da República Felipe Fritz Braga e encaminhado aos órgãos de segurança do Distrito Federal e ao Comando Militar do Planalto. Na peça, o MPF recomenda a adoção de medidas de disciplinamento e capazes de coibir o porte ilegal de armas, explosivos e outros itens que possam causar danos à vida e ao patrimônio.

O Ministério Público Federal pede também que os entes monitorem conjuntamente e continuamente os possíveis pontos de tensão que envolvam manifestantes políticos, como o acampamento no QG Exército, a Praça dos Três Poderes, a Esplanada dos Ministérios e o Eixo Monumental. Além disso, devem ser observados os locais já designados, em Brasília, onde os militantes do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, permanecerão pela ocasião da posse, que ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2023.

No texto da recomendação, o MPF sugere ainda que as instituições estabeleçam, entre si, um canal direto de troca de informações, inclusive de inteligência, a fim de antecipar riscos, prever eventuais fatos geradores de novas tensões e evitar possíveis conflitos.

Os procuradores sugerem que as polícias, a SSP-DF e o Comando Militar atuem conjuntamente no estrito cumprimento de suas competências constitucionais, para coibir eventuais manifestações que incitem a prática de violência contra candidatos eleitos ou que estimulem a obstrução do exercício regular dos poderes constituídos e a animosidade das Forças Armadas contra esses poderes.

Investigação - Em novembro, a PRDC instaurou um procedimento para acompanhar manifestações políticas em face do resultado das eleições para Presidente da República e apurar responsabilidades sobre eventuais atos antidemocráticos. Em reunião, realizada em Brasília, no último dia 14 de novembro, a SSP-DF, a PMDF e o Comando Militar informaram à Procuradoria da República no DF que o acampamento do QG do Exército está sendo constantemente monitorado, inclusive para averiguação de possíveis atos criminosos atribuídos aos manifestantes e a pessoas que transitam no local.

Na peça, os procuradores destacam que as manifestações do dia 12 de dezembro resultaram na depredação e incêndio de oito veículos, e que teriam sido supostamente motivadas por represália à prisão, pela Polícia Federal, do líder indígena e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o Cacique Tserere.

Apesar da diplomação do Presidente eleito, o MPF aponta que a mobilização de manifestantes no QG do Exército pode se estender, pelo menos, até a posse do novo chefe do Executivo. Além disso, outros fatos com significado político podem vir a acirrar os ânimos dos manifestantes até lá, principalmente no dia 1º de janeiro.

“A manifestação de irresignação em face do resultado do processo eleitoral não pode ameaçar o Estado de Direito, as instituições democráticas e a ordem social, e que o exercício da crítica aos poderes constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política, só é lícita quando exercida com autênticos propósitos sociais”, afirmam os procuradores Felipe Fritz e Luciana Loureiro.

A Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, o Comando Militar do Planalto, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar do DF terão 72 horas para apresentar resposta à recomendação, que foi anexada ao Procedimento Preparatório nº 1.16.000.004374/2022-01.

Íntegra da Recomendação

Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460 / 5459 / 5458
twitter.com/MPF_DF
Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br

SGAS 604, Lote 23
Avenida L2 Sul
Brasília/DF
CEP: 70.200-640

Contato: 3313-5115

Horário de atendimento ao público:

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC)

O atendimento ao público externo está sendo realizado presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Protocolo: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Assessoria de Imprensa:

Sistema de Atendimento ao Jornalista (SAJ) saj.mpf.mp.br
E-mail prdf-ascom@mpf.mp.br

Plantão:
Dias úteis 19h às 8h
Às sextas feiras e vésperas de feriado: 18h às 8h
Finais de semana e feriados 24h

Confira a escala de plantão