MPF consegue a condenação dos responsáveis pelo homicídio de presidente do Assentamento do Ipiranga em Una (BA)
Juracy José dos Santos foi assassinado, e sua família mantida em cárcere privado em 2014, em contexto de disputa de terras entre indígenas e assentados pelo Incra
Arte: Ascom-MPF/PR
O Tribunal do Júri da Subseção Judiciária de Ilhéus (BA) divulgou, na última segunda-feira (30), veredicto condenando sete pessoas, seis no delito de homicídio duplamente qualificado e em dois crimes de cárcere privado, e uma pelo crime de cárcere privado.
Os crimes aconteceram em 10 de fevereiro de 2014, no contexto de disputa de terras entre indígenas e assentados beneficiários de programa de reforma agrária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A vítima, Juracy José dos Santos, foi assassinada no sítio onde residia, localizado no assentamento Ipiranga, distrito de Vila Brasil, município de Una (BA).
Juracy foi, por mais de dez anos, presidente da Associação do Assentamento do Ipiranga. Ele foi executado à queima-roupa, com disparos de armas de fogo e teve, ainda, suas orelhas decepadas. Durante a execução do crime, a esposa de Juracy e a sua enteada, então adolescente, tiveram a liberdade totalmente restringida em uma pequena cozinha.
Atuação do MPF - O Ministério Público Federal atua em várias frentes contra os conflitos agrários na região. Na esfera civil atua ajuizando ações em favor da demarcação do território indígena e da tutela dos direitos indígenas, e na área penal busca a condenação de responsáveis pela prática de crimes no contexto da disputa de terras.
A sessão do Tribunal do Júri foi aberta ao público e ocorreu no auditório da Justiça Federal em Ilhéus, no período de 24 a 30 de janeiro deste ano. Da decisão, cabe recurso. Pelo MPF, participaram os procuradores da República lotados na PRM de Ilhéus/BA e integrantes do GATJ (Grupo de Apoio do Tribunal do Júri).
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
www.twitter.com/mpf_ba | prba-ascom@mpf.mp.br
Acesse o Sistema de Atendimento a Jornalistas (SAJ)
Receba notícias por e-mail
Quer registrar uma denúncia, solicitar uma informação ou enviar um documento ao MPF?
Acesse: www.mpf.mp.br/mpfservicos
Consulte os endereços e telefones de todas as unidades do MPF na Bahia.