Bahia

Criminal
5 de Dezembro de 2023 às 8h25

Brasil e Paraguai deflagram a Operação Dakovo, de combate ao tráfico internacional de armas

As investigações foram realizadas pelo Gaeco do MPF/BA em parceria com a Polícia Federal; a empresa investigada importou cerca de 43 mil armas para o Paraguai movimentando em 3 anos cerca de R$ 1,2 bilhão de reais

A palavra "Operação" está escrita em branco sobre fundo preto.

Imagem: Secom/MPF

As investigações em curso no Ministério Público Federal (MPF) na Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e na Polícia Federal da Bahia, por meio do Grupo de Investigações Sensíveis da Polícia Federal, permitiram desvendar uma complexa e multimilionária engrenagem de tráfico ilícito de armas de fogo da Europa para a América do Sul. Uma empresa sediada em Assunção, no Paraguai, foi responsável pela importação de milhares de pistolas, fuzis e munições de vários fabricantes europeus sediados na Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.

As armas eram importadas da Europa para o Paraguai, onde eram raspadas e revendidas a grupos de intermediários que atuavam na fronteira do Brasil com Paraguai, para serem revendidas às principais facções criminosas do Brasil.

Estima-se que, desde o início das investigações, a empresa investigada importou cerca de 43.000 armas para o Paraguai movimentando em 3 anos cerca de R$ 1,2 bilhão. Neste período foram realizadas 67 apreensões que totalizam 659 armas apreendidas no território brasileiro, apreensões estas realizadas em dez estados da Federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

A operação foi realizada pela Polícia Federal no Estado da Bahia, em parceria com MPF e cooperação internacional com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad/PY) com o Ministério Público do Paraguai. A ação contou ainda com a Ficta (Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições), que é composta pela HSI (Homeland Security Investigations), Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) sob Supervisão do Serviço de Repressão ao Tráfico de Armas da PF.

O processo está em curso na 2º Vara Federal de Salvador/BA, a qual expediu 25 mandados de prisões preventivas, 06 ordens de prisão temporária e 54 mandados de busca e apreensão em três países, Brasil, Paraguai e Estados Unidos. No Brasil, os mandados foram cumpridos no Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Praia Grande/SP, São Bernardo do Campo/SP, Ponta Grossa/PR, Foz do Iguaçu/PR, Brasília/DF e Belo Horizonte/MG.

Ministério Público Federal na Bahia
www.twitter.com/mpf_ba | prba-ascom@mpf.mp.br
Acesse o Sistema de Atendimento a Jornalistas (SAJ)
Receba notícias por e-mail

Quer registrar uma denúncia, solicitar uma informação ou enviar um documento ao MPF?
Acesse:
www.mpf.mp.br/mpfservicos

Consulte os endereços e telefones de todas as unidades do MPF na Bahia.

Rua Ivonne Silveira, 243
Loteamento Centro Executivo - Doron