Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amapá

Geral
3 de Abril de 2024 às 19h55

MPF no Amapá prestigia celebração de 80 anos da Polícia Federal

Corporação comemora trajetória de avanços e fortalecimento institucional em todo o Brasil

Dois homens de terno. Um deles segura nas mãos um estojo com medalha dentro; os dois sorriem

Procurador-chefe da PR/AP (à direita) ao receber medalha das mãos do superintendente regional da PF no Amapá. (Foto: Maycke Tavares)

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Amapá, João Pedro Becker Santos, representou o Ministério Público Federal (MPF) no evento de celebração dos 80 anos da Polícia Federal (PF). A solenidade foi realizada na terça-feira (2), na sede da instituição no estado. O evento conduzido pelo superintendente regional da PF, Vitor Moraes Soares, foi prestigiado por autoridades de diversas instituições, delegados e agentes da PF e convidados. O membro do MPF compôs a mesa de honra e recebeu medalha comemorativa da corporação.

A presença do procurador-chefe reforça os laços de cooperação existentes entre as instituições no Amapá. “No que se refere à investigação criminal, a atuação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal sempre ocorreu de forma conjunta. Nessa seara, as instituições são mutuamente dependentes, sem o Ministério Público Federal, a investigação realizada pela polícia não gera consequências; sem a expertise da Polícia Federal, o Ministério Público não consegue realizar a contento seu dever de persecução penal. Portanto, é fundamental o contato próximo e parceiro entre as instituições, que permitirá que ambas desempenhem suas atribuições constitucionais”, enfatiza João Pedro Becker Santos.

O procurador-chefe da PR/AP pontua, ainda, a atribuição institucional do controle externo da atividade policial. “Nesse aspecto, o Ministério Público Federal deve agir com zelo e respeito à quase centenária história dessa instituição, buscando sempre que a Polícia Federal, como polícia de estado que é, continue atuando em prol da segurança pública e da sociedade”, conclui.

80 anos da PF – Criada em 28 de março de 1944, a Polícia Federal celebra seus 80 anos comemorando o processo de transformação institucional da corporação. Destaca o fortalecimento da atuação em diversas frentes, como nos crimes contra o meio ambiente, crimes cibernéticos, fortalecimento da cooperação internacional e aprimoramento das ações de formação e capacitação. Para comemorar a data, a instituição realiza programações em todo o Brasil. No Amapá, haverá exposição fotográfica no Amapá Garden Shopping, nos dias 6 e 7, das 14h às 20h.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895 | (96) 98409-8076
prap-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ap
www.twitter.com/mpf_ap
www.fb.com/mpfederal
www.youtube.com/tvmpf

Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Ernestino Borges, 535
Centro - Macapá/AP
CEP 68908-198

Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 16h

(96) 3213 7800

Como chegar