Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amapá

Geral
19 de Abril de 2024 às 12h12

Abril verde: MPF adere a campanha do MPT pela segurança e saúde no ambiente de trabalho

Sede permanecerá iluminada por todo o mês na cor da campanha

Foto noturna do prédio iluminado de verde

(Foto: Ludimila Miranda | Ascom MPF)

O edifício-sede do Ministério Público Federal (MPF) no Amapá está iluminado de verde em adesão à campanha Abril Verde, do Ministério Público do Trabalho (MPT). A campanha, em 2024, é intitulada “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”. A iniciativa tem por finalidade esclarecer e sensibilizar a sociedade a estabelecer cultura preventiva voltada à identificação e mitigação de doenças relacionadas ao trabalho.

Dados do SmartLab – iniciativa conjunta do MPT e da OIT Brasil – apontam que, de 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada. As informações se baseiam em comunicações de acidentes do trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No mesmo período, ocorreram 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, e o gasto com benefícios previdenciários acidentários, em valores nominais, já chega a R$ 136 bilhões. O valor inclui ocorrências como auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente relacionados ao trabalho.

O órgão considera que a coleta de dados e informações precisas sobre tais ocorrências é fundamental para a formulação e implementação de políticas públicas robustas e eficazes que estejam verdadeiramente focadas na promoção da saúde e bem-estar do trabalhador e da trabalhadora. A conscientização e a ação proativa são elementos-chave para garantir ambientes laborais mais seguros e saudáveis para os profissionais.

Movimento Abril Verde - Criado em 2014, o Movimento Abril Verde conta com entidades representativas de técnicos de segurança do trabalho, instituições e empresas que acreditam na eficácia do envolvimento e na troca de informações para o fortalecimento de uma cultura de prevenção aos acidentes laborais. O mês de abril foi indicado para celebrar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e lembrar a data Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho (28 de abril) - escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. O verde representa a cor da Segurança do Trabalho.

Conheça a campanha no site do MPT, em www.mpt.mp.br

Com informações do MPT

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895 | (96) 98409-8076
prap-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ap
www.twitter.com/mpf_ap
www.fb.com/mpfederal
www.youtube.com/tvmpf

Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Ernestino Borges, 535
Centro - Macapá/AP
CEP 68908-198

Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 16h

(96) 3213 7800

Como chegar