Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Geral
22 de Novembro de 2022 às 13h5

MPF participa dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Amazonas

Atividades serão realizadas em Manaus e Tabatinga, para a comunidade interna da instituição, e em São Gabriel da Cachoeira, com a população do município

PraTodosVerem: Mulheres abraçadas em forma de circulo, ângulo da câmera de baixo pra cima dentro do circulo, na foto todas as mulheres sorriem, enquanto olham pra foto.

Imagem: Freepik

O Ministério Público Federal (MPF) recebe, nesta terça-feira (22), a escritora e artista Bete Morais, indígena da etnia dessana, que participará de oficina do projeto “Maria vai com as suas?” em Manaus (AM). A atividade marca o início da participação da instituição na campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Amazonas.

Bete é autora do livro ‘Yandé Anga’ (Nossa Alma), inspirado nas memórias da infância vivenciada pela indígena com os avós, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Ela é atriz, dramaturga, poetisa, arte-educadora e bacharel em direito. Suas obras transitam pelo universo do ser mulher, com textos também de fantasia e ficção, como expressão da cultura ancestral dessana e do ambiente civilizatório da região do Alto Rio Negro, no Amazonas.

O projeto “Maria vai com as suas?” é destinado às mulheres que trabalham em funções terceirizadas no MPF no Amazonas e teve a primeira edição realizada em outubro deste ano. Na unidade do MPF em Tabatinga, o “Maria vai com as suas?” contará com a participação da coordenadora do curso de antropologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Gilse Rodrigues, que trabalha com estudos de gênero.

Gilse é bacharel em ciências sociais, mestre em antropologia social e doutora em ciências sociais. Atua em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de antropologia e sociologia, principalmente nos temas relacionadas a violência, cultura punitiva, política penitenciária, gênero e poder, religiosidade e cultura popular e organizações de mulheres indígenas no Amazonas.

São Gabriel da Cachoeira – A violência obstétrica também será um dos temas de atividades do MPF nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Amazonas. Em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e como parte do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Obstétrica, o MPF participará de atividades com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade local, incluindo profissionais de saúde, sobre o assunto.

Rodas de conversa com mulheres indígenas e com mulheres migrantes, atividades de formação de profissionais de saúde, visitas institucionais e reuniões estão presentes na programação que vai de 29 de novembro a 2 de dezembro deste ano.

O enfrentamento ao assédio, à importunação sexual e a outras formas de violência também será tratado em rodas de conversa que serão realizadas no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município.

Também participarão das atividades o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

21 dias de ativismo – Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma campanha anual e internacional. Estabelecida inicialmente como 16 dias – de 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos –, no Brasil a campanha inicia em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Desde 2018, o MPF participa da iniciativa no Amazonas, promovendo e apoiando ações relacionadas à divulgação de informações e à adoção de medidas para combater à violência contra a mulher, sobretudo a violência obstétrica.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4700
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/mpfamazonas
twitter.com/mpf_am

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700

Anexo:
Rua Salvador, 464
Adrianópolis – Manaus/AM
Tel.: (92) 3182-3100



Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

Plantão judicial - Saiba como funciona

 

Precisa enviar documentos ao MPF?

Acesse:

http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar

Sede:

Sites relacionados
Área Restrita