Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

1 de Abril de 2009 às 0h0

MPF/AM denuncia 12 pessoas por associação para o tráfico

Denunciados foram presos em fevereiro deste ano na Operação Três Fronteiras

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) denunciou 12 homens, entre 24 e 64 anos, pelo crime de associação para o tráfico internacional de drogas, previsto no artigo 35 da Lei nº. 11.343/2006. Eles foram presos em fevereiro deste ano, na Operação Três Fronteiras, juntamente com outras 44 pessoas, quando foram apreendidos mais de 660 quilos de cocaína.

A Operação Três Fronteiras teve por base informações coletadas na Operação Diplomata, deflagrada pela Polícia Federal em abril de 2007, que identificou uma complexa organização criminosa que atua no narcotráfico internacional, na região da Tríplice Fronteira, área que abrange as cidades fronteiriças de Tabatinga (AM), no Brasil, Letícia, na Colômbia, e Santa Rosa, no Peru, além de Manaus (AM), dos estados do Pará e Maranhão.

As investigações da operação tiveram início em outubro de 2007 e foram encerradas em fevereiro deste ano. Com as informações obtidas, foi identificada a articulação dos denunciados na compra de substâncias entorpecentes na Colômbia e no Peru, no transporte destas para Manaus, com a distribuição na cidade, e remessa a outros estados, como Pará e Maranhão.

Participação dos denunciados

Com base nos autos circunstanciados - documentos que contêm o resumo das operações relativas a interceptações telefônicas - produzidos pela Polícia Federal (PF), o MPF/AM caracterizou a participação de cada denunciado nas diversas ações da organização: compra de droga nos países de fronteira; remessa por meio de barcos regionais que fazem o trecho Manaus (AM) / Tabatinga (AM); recebimento e venda da cocaína em Manaus, com o repasse do dinheiro obtido; envio da droga por meio de 'mulas' em voos comerciais para o Maranhão; e transporte da cocaína para o Pará.

Um dos denunciados é apontado como o 'gerente do tráfico', responsável por fazer os contatos com fornecedores, pagar pelo transporte da droga, providenciar as 'mulas' e cobrar os compradores. Ele também era o proprietário de 268 quilos de cocaína apreendidos em ação da PF e, por essa razão, o MPF/AM pede a condenação deste acusado também por tráfico de drogas, crime previsto no artigo 33 da Lei nº. 11.343/2006.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700

Anexo:
Rua Salvador, 464
Adrianópolis – Manaus/AM
Tel.: (92) 3182-3100



Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

Plantão judicial - Saiba como funciona

 

Precisa enviar documentos ao MPF?

Acesse:

http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar

Sede:

Sites relacionados
Área Restrita