Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Carta de apresentação

o-projeto.png


UMA SAUDAÇÃO À NOSSA HISTÓRIA

 

Há tempos, a Chefia da Procuradoria da República do Amazonas trabalha para engajar a comunidade em um sentimento de pertencimento. Servimos à sociedade, a ela pertencemos. Enquanto integrantes do Ministério Público Federal, somos participantes de uma História ativa, construída no decorrer de lutas, iniciativas, incessantes buscas de soluções para problemas reais. A seara federal é fértil em enfrentar graves conflitos difusos e coletivos; constitui-se em palco de defesa dos direitos humanos e local para resolução de controvérsias decisivas para o Brasil. No Amazonas, terra de singularidades, o passado de luta na defesa da sociedade proliferou. O passado nos trouxe até aqui. Deve ser sempre objeto de resgate e valorização.

Desde 28.09.2016, foi instituído o Memorial no âmbito das Unidades do Ministério Público Federal do Amazonas. A iniciativa visa ao resgate da sua trajetória histórica e torná-la pública à comunidade interna e à população em geral, para ratificar suas missões institucionais, ampliar as ferramentas de divulgação de ações e resultados da atividade-fim e enriquecer os canais de diálogo com a sociedade civil. Estes os meios de fomentar a procura pela instituição quando o cidadão considerar necessária sua intervenção e de valorizar os profissionais que laboram e laboraram no MPF no Amazonas, durante todo o período de existência da instituição.

Assim, a valorização dos achados históricos, sua revaloração, a valorização do trabalho de servidores e membros (sem qualquer proselitismo ou exibicionismo) vão guiar o trabalho de resgate.

Neste tempo, há de se asseverar a valorosa contribuição de instituições parceiras: CDL Manaus, Prefeitura e Câmara Municipal de Manaus, que doaram recursos humanos necessários (profissionais de Arquivologia, História e estagiários afins) sem os quais o resgate não seria possível.

A Gestão documental organizou arquivo, treinou 93 pessoas, aplicou a tabela de temporalidade, destinou 13.168 documentos para eliminação, assim como outros diversos para guarda permanente. As ações convergem para a preservação da memória institucional; o acesso as informações para a transparência das ações realizadas pelo MPF e a adequação da PRAM ao modelo de gestão documental nacional do MPF, por meio do uso dos instrumentos arquivísticos, para melhor gerenciamento do fluxo documental, desde a produção até a sua eliminação ou guarda permanente. Ficam todos os nossos agradecimentos a diversos profissionais constantes da valorosa equipe do Memorial, sem os quais não haveria resultado.

A presente etapa deve ser celebrada. O trabalho de alimentação do Memorial é contínuo, com mínimo intervalo de um ano. Esta implantação do Centro de Memória Digital é o primeiro passo, antes de uma implantação física, em futura nova sede do Ministério Público Federal nesta capital amazônida.

A História é vivenciada no cotidiano. Não se podem perder os bons exemplos e a oportunidade de valorizar o esforço de servidores e membros em construí-la em favor do povo do Amazonas. Aquele que não tem passado é carente do próprio presente e não construirá seu livre futuro. Sejamos felizes nesta infindável missão!!!

Manaus, 27 de junho de 2017.

 

Edmilson da Costa Barreiros Júnior
Procurador-Chefe
Procuradoria da República no Amazonas

Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700

Anexo:
Rua Salvador, 464
Adrianópolis – Manaus/AM
Tel.: (92) 3182-3100



Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

Plantão judicial - Saiba como funciona

 

Precisa enviar documentos ao MPF?

Acesse:

http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar

Sede:

Sites relacionados
Área Restrita