Alagoas

Comunidades Tradicionais
23 de Março de 2023 às 21h5

MPF visita Quilombo Guaxinim, no município de Cacimbinhas (AL)

Quilombo Guaxinim, reconhecido pela Fundação Palmares, debate propósito coletivo de uso da terra e atividades associativas de promoção de renda

Diversas imagens alusivas a comunidades tradicionais em sobreposição, esmaecidas no fundo. No Centro, justificado à esquerda, as palavras "Povos e Comunidades Tradicionais", em destaque, na cor branca

Arte: Ascom MPF/PR

Na manhã da última quinta-feira (23), o Ministério Público Federal (MPF) realizou visita ao Quilombo Guaxinim, no município de Cacimbinhas, em Alagoas. A reunião com remanescentes quilombolas contou com a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que esclareceu dúvidas da comunidade sobre questões de titulação de terras.

Quilombo GuaxinimA reunião, coordenada pelo procurador da República Érico Gomes, foi acompanhada pelo antropólogo do MPF Ivan Farias e por técnicos do Incra. A atuação é parte do procedimento administrativo nº 1.11.001.000102/2019-02, instaurado para o acompanhamento da delimitação e identificação do Território Quilombola da Comunidade Guaxinim.

A ação de aproximação com a comunidade teve o intuito de compreender melhor as razões por que os quilombolas solicitaram a suspensão do processo de demarcação territorial, bem como promover esclarecimentos sobre as atribuições do Incra e a atuação do MPF em defesa dos territórios quilombolas.

Técnicos do Incra esclareceram dúvidas, apresentaram exemplos e comentaram sobre a situação territorial da comunidade. Na ocasião também foram apresentadas mais informações sobre as condições de vida dos quilombolas e os principais avanços alcançados através da associação em relação à promoção de renda para a população.

Quilombo Guaxinim 2Para o procurador da República Érico Gomes, titular do Ofício Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, “a visita à comunidade é um importante mecanismo de aproximação com os cidadãos. Hoje pudemos promover uma escuta qualificada da população e assim entender melhor suas pretensões territoriais, o que é fundamental para nossa melhor”.

Quilombo Guaxinim – A atuação é parte do Procedimento Administrativo nº 1.11.001.000102/2019-02, instaurado para o acompanhamento da delimitação e identificação do Território Quilombola da Comunidade Guaxinim. O Quilombo Guaxinim (ou Guaxinin), em Cacimbinhas-AL, foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, em 2006.

Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361