Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Alagoas

Direitos do Cidadão
20 de Agosto de 2023 às 20h20

MPF prestigia exposição fotográfica "Aqui Morava Uma Família" que aborda impactos do afundamento do solo em Maceió (AL)

Receita obtida com a venda de fotografias será doada à ONG SOS Pet Pinheiro; livro também foi lançado

Imagem fotográfica da procuradora da República Raquel Teixeira

Foto: Comunicação MPF

Na noite da última quinta-feira, 17, a Casa do Patrimônio de Maceió, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), abriu as portas ao público para a exposição fotográfica "Aqui Morava Uma Família". A mostra, resultado do trabalho de mestrado da urbanista restauradora Gardênia Nascimento, reúne imagens captadas por cinco fotógrafos em áreas dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e região, afetadas pelo afundamento do solo decorrente da mineração de sal-gema pela Braskem.

Marcaram presença na abertura da exposição duas procuradoras da República do Ministério Público Federal (MPF), a procuradora-chefe Roberta Bomfim e a procuradora-chefe substituta Raquel Teixeira. Além da assessora de comunicação do MPF em Alagoas, Candice Almeida.

WhatsApp Image 2023-08-20 at 20.02.55.jpegRoberta Bomfim compõe, ao lado das procuradoras da República Julia Cadete, Juliana Câmara e Niedja Kaspary, o Grupo de Trabalho do MPF que acompanha o Caso Braskem desde 2019. Raquel Teixeira, em especial, compôs o GT do MPF e acompanhou de perto o caso ao longo de todo o ano de 2019, até meados de 2020.

As 60 fotografias apresentadas na exposição trazem à tona uma narrativa emocional e social dos impactos desencadeados pelo afundamento do solo nas comunidades locais. O produto da venda das fotografias será integralmente destinado ao S.O.S Pet Pinheiro, uma organização que se dedica ao resgate e cuidado de animais abandonados nos bairros afetados pela mineração.

A exposição, que estará aberta ao público durante os próximos dois meses, é fruto de uma cuidadosa curadoria realizada pelo fotógrafo Jorge Vieira, juntamente com a Professora Dilma de Carvalho e a urbanista Gardênia Nascimento. O projeto expográfico, por sua vez, foi concebido pelo renomado Arquiteto Nelson Braga, que buscou harmonizar as imagens e os elementos visuais de forma a transmitir a essência das experiências vividas pelas comunidades retratadas.

A inauguração da exposição foi marcada também pelo lançamento do livro digital intitulado "A cidade Engolida: uma discussão inicial do afundamento dos bairros em Maceió-AL pela extração da Sal-gema".

WhatsApp Image 2023-08-20 at 20.02.55 (1).jpegPara o MPF, a exposição "Aqui Morava Uma Família" mostra muito das emoções que todo esse desastre causou e ainda causa aos atingidos e é um lembrete eloquente das histórias das pessoas, maior que fachadas e escombros atualmente existentes. Convida a sociedade a refletir sobre a gravidade do que acontece em Maceió e sobre a importância de preservar a memória para que isto não se repita em outros lugares.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al
 
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República em Alagoas

Avenida Juca Sampaio, 1800
(próximo ao Fórum)
Barro Duro - Maceió/AL
CEP 57045-365

CNPJ: 26.989.715/0007-06

pral-sac@mpf.mp.br
(82) 2121-1400

Atendimento externo:
segunda a sexta-feira
Protocolo: de 10h às 18h
Setor de Atendimento ao Cidadão: de 8h às 15h

Assessoria de Comunicação Social

Atendimento à imprensa
(82) 2121-1485
pral-ascom@mpf.mp.br

Informações sobre Licitações
(82) 2121-1440
pral-cpl@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita