Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Alagoas

Eleitoral
1 de Março de 2024 às 10h15

MP Eleitoral participa de reunião do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE Alagoas

Eleições municipais de 2024 são foco de discussão para evitar que o eleitor seja enganado e que haja desequilíbrio entre candidatos

Registro fotográfico das pessoas reunidas em torno de uma mesa retangular

Foto: Ascom TRE/AL

Na tarde de ontem, dia 29, os integrantes do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação (NED) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se reuniram para discutir e elaborar as ações para este ano, com foco nas eleições municipais de outubro. O Núcleo é presidido pelo desembargador eleitoral Milton Ferreira Netto e tem representantes do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Polícias Federal, Militar e Civil, além do Sindicato dos Jornalistas. 

Representando o MP Eleitoral, o procurador Regional Eleitoral (PRE) em Alagoas Marcelo Jatobá Lôbo registrou sua preocupação com o uso de ferramentas tecnológicas na produção de informações falsas. “É importante que o eleitor, e a população em geral, compreenda que a produção de conteúdo falso que engane o eleitor ou o simples compartilhamento de informações que não são verdadeiras configuram ilícito eleitoral”.

O desembargador eleitoral Milton Ferreira Netto explicou: “nesse primeiro momento, discutimos possíveis parcerias e campanhas para atuarmos de maneira didática junto à população e, ainda, com eventos internos para capacitar os integrantes das instituições que atuarão diretamente nos casos de desinformação”.

Além do PRE e do desembargador eleitoral Milton Ferreira, compõem o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas o advogado Francisco Dantas, o delegado Ivan Santos Lauzid (PF), o delegado Sidney Tenório (PC), o tenente coronel Galvão (PM) e o jornalista Pinehas Furtado (Sindjornal).

O NED tem o objetivo de elaborar diretrizes e propor ações nos seguintes eixos: trabalho preventivo de esclarecimento dos servidores e público em geral sobre a atuação da Justiça Eleitoral e o processo eletrônico de votação; monitoramento de redes sociais e internet, de forma ampla, para rastreamento daquelas notícias diretamente relacionadas à Justiça Eleitoral; e tratamento por meio de respostas ágeis à desinformação identificada.

*Com informações da Ascom do TRE/AL.

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al
 
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República em Alagoas

Avenida Juca Sampaio, 1800
(próximo ao Fórum)
Barro Duro - Maceió/AL
CEP 57045-365

CNPJ: 26.989.715/0007-06

pral-sac@mpf.mp.br
(82) 2121-1400

Atendimento externo:
segunda a sexta-feira
Protocolo: de 10h às 18h
Setor de Atendimento ao Cidadão: de 8h às 15h

Assessoria de Comunicação Social

Atendimento à imprensa
(82) 2121-1485
pral-ascom@mpf.mp.br

Informações sobre Licitações
(82) 2121-1440
pral-cpl@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita