Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Alagoas

Meio Ambiente
23 de Novembro de 2022 às 19h20

FPI do São Francisco interdita equipamento de pedreira em Delmiro Gouveia (AL)

Condições precárias e risco iminente de desabamento causam perigo a trabalhadores; MPT expede recomendação, IMA autua e ANM notifica

Foto do refeitório dos trabalhadores improvisado e em péssimas condições

Crédito: Ascom FPI/AL

A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, em mais um dia de ações de campo, flagrou condições precárias de trabalhadores em grande pedreira, no município de Delmiro Gouveia, sertão alagoano. Risco de desabamento de rampa para caminhões acessarem britadeira motiva expedição de recomendação pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e interdição de equipamento pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Num calor de 34 graus, a Equipe 1 (Exploração Mineral e Resíduos Sólidos) encontrou cerca de 17 trabalhadores sendo submetidos a ruídos barulhentos constantes, grande quantidade de poeira, sem banheiro, refeitório improvisado e sem acesso à água potável para beber.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) verificou diversas irregularidades trabalhistas, entre elas: que não há laudo de riscos ambientais, especialmente sobre ruídos e poeira; a carteira de trabalho só foi assinada recentemente, há menos de um mês, mesmo havendo trabalhadores há mais de seis meses e até um ano.

A Agência Nacional de Mineração também identificou diversas irregularidades e notificou a empresa a realizar imediata reparação da rampa da britadeira, devendo o equipamento ficar interditado até que o reparo seja feito.

O local, chamado pelos trabalhadores de “rampa do pulmão”, apresenta sérios riscos de desabamento especialmente por que suporta o peso de caminhões carregados de grandes pedras que são despejadas na britadeira.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) autuou a pedreira por disposição e armazenamento irregular de resíduos sólidos e perigosos. E intimou a empresa para que dê destinação adequada aos resíduos encontrados em até dois dias.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al
 
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República em Alagoas

Avenida Juca Sampaio, 1800
(próximo ao Fórum)
Barro Duro - Maceió/AL
CEP 57045-365

CNPJ: 26.989.715/0007-06

pral-sac@mpf.mp.br
(82) 2121-1400

Atendimento externo:
segunda a sexta-feira
Protocolo: de 10h às 18h
Setor de Atendimento ao Cidadão: de 8h às 15h

Assessoria de Comunicação Social

Atendimento à imprensa
(82) 2121-1485
pral-ascom@mpf.mp.br

Informações sobre Licitações
(82) 2121-1440
pral-cpl@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita