Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Direitos do Cidadão
17 de Dezembro de 2019 às 11h5

Problemas com a demora do INSS na análise de pedidos de benefícios? Saiba o que fazer

Interessados podem recorrer ao Judiciário por meio de advogado, defensor público ou diretamente no Juizado Especial Federal

Arte retangular verde com a expressão demora do INSS com letras marrons. Ao lado, uma ampulheta e com um boneco com expressão triste sentado em cima

Arte: Ascom/SP

Em São Paulo, centenas de cidadãos têm noticiado ao Ministério Público Federal a demora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para analisar pedidos de benefícios previdenciários. Contudo, como a atuação do MPF ocorre em âmbito coletivo e já existem ações civis públicas propostas em âmbito nacional, os segurados do INSS que tiverem problemas individuais nos seus pedidos de benefícios devem ingressar com ações judiciais por meio de advogado, da Defensoria Pública da União (DPU) ou do Juizado Especial Federal.

A DPU poderá atuar nos casos de hipossuficiência econômica, prestando a consultoria jurídica necessária às pessoas de baixa renda. A sede da Defensoria na capital paulista está localizada na Rua Teixeira da Silva, 217, no Paraíso. Para mais informações sobre as unidades do órgão no Estado de São Paulo, acesse https://www.dpu.def.br/endereco-sao-paulo.

Se a demanda envolve valor igual ou inferior a 60 salários mínimos, o beneficiário pode também entrar em contato com o Juizado Especial Federal pelo telefone (11) 2927-0171 ou pelo Whatsapp (11) 98138-0695 e obter orientações sobre a possibilidade de ajuizamento do pedido sem a necessidade de advogado.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
(11) 3269-5701
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita