Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

24 de Outubro de 2007 às 15h30

MPF/SP e PF vão apurar doação da Cisco ao PT

Interceptações da Operação Persona contém diálogo que indica que empresa buscaria benefício em licitação

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) esclarece que será apurada oportunamente a suposta doação de R$ 500 mil da Cisco ao Partido dos Trabalhadores, visando manipular o resultado de uma licitação da Caixa Econômica Federal. Diálogos entre diretores da Cisco e da distribuidora Mude indicando tais irregularidades foram interceptados na Operação Persona.

Na época em que tais diálogos surgiram nas interceptações telefônicas, autorizadas judicialmente, foi decidido que as investigações a respeito de fatos que não tivessem ligação com as fraudes em importação seriam apuradas assim que as diligências da Operação Persona fossem desencadeadas. O objetivo era não prejudicar o sigilo dos autos, fundamental para o sucesso de toda a operação.

Como já veiculado na imprensa, a investigação da Polícia Federal (PF), da Receita Federal e do Ministério Público Federal (MPF) visava à atuação das empresas Cisco e Mude na montagem de uma cadeia de empresas interpostas nos EUA e no Brasil para a realização de diversas fraudes no comércio exterior. Nos últimos cinco anos, segundo a Receita Federal, os envolvidos deixaram de recolher R$ 1,5 bilhão em impostos, usando notas frias, subfaturamento de preços e a interposição de empresas de fachada formadas por “laranjas” para ocultar os reais importadores e beneficiários do esquema.

Todos os indícios que apontavam ao cometimento de outros delitos ficaram em suspenso até a eclosão da Operação Persona, exatamente para evitar vazamentos e prejudicar as investigações.

Entretanto, todos os indícios de outros delitos serão oportunamente encaminhados via Justiça Federal para os órgãos com atribuição para julgamento, acusação e investigação destes delitos e infrações diversas.

No momento, o MPF/SP trabalha em contato com todos os demais parceiros da Operação Persona - Polícia Federal e Receita Federal – na análise do material apreendido para que as acusações cabíveis sejam o quanto antes apresentadas à Justiça Federal.


Marcelo Oliveira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de São Paulo
Fone: (11) 3269-5068
E-mail: ascom@prsp.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: , ,
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002

(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão

(11) 3269-5781

Expediente e Processamento Administrativo

(11) 3269-5795

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Atendimento à Imprensa

(11) 3269-5701

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita