Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

26 de Outubro de 2007 às 15h50

Operação Persona: Justiça decreta nove prisões preventivas

As prisões foram pedidas pelo Ministério Público Federal em São Paulo.

O juiz Alexandre Cassetari, da 4ª Vara Federal Criminal de São Paulo, acolheu parcialmente pedido do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) e decretou nove prisões preventivas de pessoas investigadas na Operação Persona, realizada pela Polícia Federal, Receita Federal e MPF/SP e que apura a atuação das empresas Cisco e Mude na montagem de uma cadeia de empresas interpostas nos EUA e no Brasil para a realização de diversas fraudes no comércio exterior. Os envolvidos, segundo a Receita, deixaram de recolher R$ 1,5 bilhão em impostos.

O MPF/SP pediu à Justiça a conversão das prisões temporárias de seis investigados em prisões preventivas, pedido aceito na íntegra pelo juiz. Continuam presos José Roberto Pernomian Rodrigues, Paulo Roberto Moreira, Carlos Roberto Carnevali, Helio Benetti Pedreira, Cid Guardia Filho, o Kiko, e Moacyr Alvaro Sampaio. Os seis foram transferidos hoje para uma prisão em Guarulhos.

O Ministério Público Federal em São Paulo pediu também a prisão preventiva de mais cinco investigados. A Justiça determinou a prisão de três deles: Fernando Machado Grecco, Marcelo Naoki Ikeda e de Ernani Bertino Maciel, sob o fundamento de ameaça à ordem econômica e a conveniência da instrução penal, ou seja, soltos, os investigados poderiam influenciar testemunhas e outros investigados.

A decisão judicial foi mantida em sigilo até o raiar do dia de hoje, quando a Polícia Federal providenciou a captura de Grecco e Ikeda. Diligências para prender Ernani Maciel foram infrutíferas e ele está foragido. Segundo apurado, ele e a família teriam deixado sua residência na noite de ontem, horas após ele se apresentar à Superintendência da Polícia Federal e prestar depoimento.

Maciel estava na lista de 41 investigados cuja prisão temporária foi decretada pela Justiça Federal. No dia 16 de outubro, quando a operação foi deflagrada, o investigado não foi localizado pela Polícia Federal. Posteriormente, seus advogados informaram que ele se apresentaria desde que fosse revogada sua prisão, manifestação com a qual o MPF/SP não concordou.

Quando prorrogadas as prisões temporárias, o juiz não revogou as prisões temporárias em vigor, mas decidiu que a de Maciel, bem como a das outras pessoas não encontradas, seria revogada se ele se apresentasse à Polícia Federal para oitiva, o que ocorreu esta semana. Ele foi interrogado e, como determinava a decisão judicial, liberado em seguida.

No momento, o MPF/SP continua trabalhando em contato com todos os demais parceiros da Operação Persona - Polícia Federal e Receita Federal – na análise do material apreendido para que as acusações cabíveis sejam o quanto antes apresentadas à Justiça Federal.


Marcelo Oliveira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de São Paulo
Fone: (11) 3269-5068
E-mail: ascom@prsp.mpf.gov.br 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: operação, Geral, crime
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita