Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

28 de Agosto de 2007 às 16h47

MPF/SP acompanha cumprimento do Estatuto do Desarmamento

Primeiro passo foi recomendar a interligação dos sistemas Sigma, do Exército, e Sinarm, da Polícia Federal, de controle de armas apreendidas.

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) recomendou hoje à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), do Exército Brasileiro, a interligação do sistema de gerenciamento de armas militares, o Sigma, de responsabilidade do Exército, ao sistema nacional de armas, o Sinarm, da Polícia Federal.

Além disso, o procurador da República Marcio Schusterschitz, autor da recomendação, pede que o Exército continue com a destruição das armas que não interessem mais a processos criminais e acelere os processos burocráticos para a destruição, conforme prevê o artigo 25 do Estatuto do Desarmamento, que determina que todo o procedimento corra em 48 horas.

Com base em informações da CPI do Tráfico de Armas, o MPF/SP instaurou este ano procedimento para acompanhar o integral cumprimento dos dispositivos do Estatuto do Desarmamento.

Uma das primeiras conclusões do MPF/SP nas apurações realizadas até agora é a de que não há a plena integração dos sistemas Sinarm e Sigma. Pelo estatuto, o Sinarm deve centralizar todas as informações sobre a vida útil da arma, como fabricação, comércio, aquisição e posse.

Pela lei, entretanto, cabe ao Exército a destruição das armas ilegais, após as mesmas terem sido periciadas e não interessarem mais aos processos penais previstos. A destruição é a única forma de evitar que a arma entre novamente em circulação, possibilitando novas mortes por arma de foto. Para o MPF/SP, a destruição das armas ocorreria de forma mais rápida e eficiente se o sistema de informação do Exército fosse integrado ao Sinarm. "A destruição dessas armas é condição para se evitar o seu desvio e a sua reentrada em circulação e assim evitar mais mortes", afirma o procurador.


Marcelo Oliveira
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Assessoria de Comunicação
Tel: 11-3269-5068
E-mail: ascom@prsp.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: ordem econômica, Geral, consumidor
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita