Direitos do Cidadão
3 de Março de 2020 às 18h15

MPF realiza inspeção sobre acessibilidade no Aeroporto de Guarulhos no dia 12 de março

Em reunião para tratar do tema, concessionária GRU Airport disse que vem promovendo adequação do terminal à circulação de pessoas com deficiência

Foto do saguão do aeroporto com pessoas indo e vindo

Aeroporto de Guarulhos (foto: Agência Brasil)

O Ministério Público Federal (MPF) fará uma inspeção no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) no próximo dia 12 de março, às 14h, para verificar se a concessionária responsável pelo terminal tem adequado as instalações às normas técnicas de acessibilidade. Envolvida em dois inquéritos civis do MPF sobre o tema, a empresa GRU Airport apresentou, em reunião na Procuradoria da República no município, as medidas que vem adotando para permitir a fácil circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no aeroporto.

Uma das promessas da concessionária é a aquisição de um elevador de grande capacidade para o terminal 3, onde outros oito elevadores já estão em funcionamento. Durante o encontro no MPF, realizado nesta segunda-feira (2), representantes da GRU Airport se comprometeram a apresentar, em até 30 dias, um cronograma de instalação do equipamento, bem como de adequação do piso tátil em todo o aeroporto.

Entre os pontos que serão inspecionados no dia 12 está o funcionamento do totem de atendimento a passageiros com limitações visuais. Além do procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, responsável pelos inquéritos do MPF, uma pessoa com deficiência deve participar da vistoria para conferir na prática a acessibilidade no terminal.

“A reunião realizada nesta segunda-feira foi realmente muito produtiva. Com a participação da sociedade civil, tivemos a sensibilização das autoridades sobre a relevância da acessibilidade no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. O resultado está aí, atuações concretas da concessionária em benefício de toda a sociedade. Com relação à inspeção agendada, será importante para verificar a adequação do sistema de informações do aeroporto aos deficientes visuais”, afirmou o procurador Guilherme Rocha Göpfert.

Leia a ata da reunião realizada no MPF em Guarulhos no dia 02/03.

Procuradoria da República no Estado de São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br

Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão

Expediente e Processamento Administrativo

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.