Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Procuradoria da República em São Paulo

Direitos do Cidadão
17 de Outubro de 2017 às 13h24

MPF oferece oficina sobre gastos públicos neste sábado (21) na zona leste da capital paulista

Encontro na Vila Prudente vai apresentar ferramenta “Cuidando do Meu Bairro”, desenvolvida pela USP

Curso “Promoção de Cidadania e Governança Democrática”, realizado em setembro de 2017. Foto: Marcos Hamada - MPF/SP

Curso “Promoção de Cidadania e Governança Democrática”, realizado em setembro de 2017. Foto: Marcos Hamada - MPF/SP

Quer aprender como acompanhar os gastos públicos do município de São Paulo desde que são orçados até sua efetiva execução? Participe da oficina “Cuidando do Meu Bairro”, que acontece no próximo sábado, 21 de outubro, no Senac Vila Prudente, na zona leste da capital paulista. O evento, promovido pelo Ministério Público Federal e diversos parceiros, será realizado das 9h30 às 12h30. Para se inscrever, basta enviar e-mail para , informando nome, número do CPF e, se for o caso, a entidade que representa.

O encontro vai mostrar mais de perto a ferramenta de busca “Cuidando do Meu Bairro”, desenvolvida pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (Colab/USP), sob coordenação da professora Gisele Craveiro, com a finalidade de ajudar o cidadão a fiscalizar as despesas programadas no orçamento da capital paulista. O recurso apresenta os gastos públicos no mapa da cidade usando um código de cores, com atualização do status de cada despesa em tempo real. A oficina será ministrada pela diretora do Observatório Social do Brasil/SP Leonilda dos Santos Silva.

Promoção de cidadania - O evento deste sábado faz parte do projeto “Promoção de Cidadania e Governança Democrática”, iniciativa do MPF em conjunto com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Escola da Defensoria Pública do Estado, o Conselho Nacional de Justiça, o Senac Vila Prudente, a Rede Social Vila Prudente, o Observatório Social do Brasil/SP, o Bê-a-bá do Cidadão e o Observatório Constitucional Latino Americano.

A oficina foi uma das demandas dos participantes do curso “Promoção de Cidadania e Governança Democrática”, realizado nos dias 19 e 26 de agosto e 2 de setembro, na Vila Prudente, com palestras e oficinas sobre cidadania, governança democrática, sistema político brasileiro, corrupção, acesso à Justiça, entre outros temas. A capacitação foi oferecida a lideranças de diferentes grupos sociais, membros de conselhos, educadores e cidadãos que se põem a serviço da coletividade com o propósito de formar multiplicadores dos princípios e fundamentos de cidadania.

Como resultado do projeto, os participantes criaram um grupo de trabalho que deverá se reunir periodicamente com o objetivo de desenvolver ações cidadãs voltadas às questões levantadas no curso e propor estratégias de fortalecimento de atuação conjunta perante o poder público.

Oficina “Cuidando do Meu Bairro”
Data: 21 de outubro, sábado, das 9h30 às 12h30
Local: Senac Vila Prudente, Rua do Orfanato, 316 – Vila Prudente – São Paulo (SP)


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Ana Luíza Reyes
(11) 3269-5068 / 5368 / 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002

 

(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Atendimento ao Cidadão
prsp-atendimento_cidadao@mpf.mp.br


Expediente e Processamento Administrativo (Protocolo)
prsp-spa@mpf.mp.br

 

Assessoria de Comunicação Social
prsp-ascom@mpf.mp.br

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita