Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Meio Ambiente
10 de Novembro de 2017 às 12h55

MPF inicia projeto socioambiental para preservação da Ilha das Couves, em Ubatuba (SP)

Prefeitura, Ibama, Fundação Florestal e comunidade caiçara também estão unidos para regulamentar a exploração turística do local

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

O Ministério Público Federal (MPF) em Caraguatatuba (SP) está liderando um conjunto de ações com o objetivo de regularizar e organizar a exploração turística da Ilha das Couves, no município de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O local, que é bem da União e está inserido nos limites da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, vem sendo alvo de visitação desordenada, que pode prejudicar a preservação do ecossistema e a subsistência das futuras gerações de comunidades caiçaras que vivem na região.

Foram realizadas reuniões preliminares com as comunidades tradicionais caiçaras da Vila de Picinguaba e da Praia do Estaleiro, que atualmente exploram a visitação na ilha, a fim de levar informações, conhecer os problemas vivenciados e agregá-los ao desenvolvimento de ações voltadas ao turismo sustentável de base comunitária.

Uma das dificuldades constatadas nas reuniões foi a ausência de capacitação e habilitação dos pescadores artesanais que conduzem os turistas diariamente para a ilha. Diante desse cenário, o MPF buscou parceria com a Capitania dos Portos de São Sebastião - Marinha do Brasil, que se disponibilizou a promover, ainda neste mês de novembro, o Curso Especial de Segurança em Embarcações de Passageiros (ESEP) direcionado aos barqueiros e pescadores que compõem a Associação de Barqueiros e Pescadores da Comunidade Tradicional de Picinguaba e Associação de Barqueiros da Praia do Estaleiro.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido com as comunidades, o Ministério Público reuniu-se com representantes da Prefeitura de Ubatuba, Ibama, Parque Estadual Serra do Mar e da APA Marinha do Litoral Norte visando determinar e regulamentar um limite de visitação à Ilha das Couves. Para tanto, foi criado um Grupo de Trabalho interinstitucional formado por biólogos, oceanógrafos, geógrafa, antropóloga, engenheiros ambientais e aquícola, que realizarão estudo técnico de capacidade e suporte de visitação diária. O início dos trabalhos do grupo ocorreu ontem, com a realização de inspeção no local.

Segundo a procuradora da República Walquiria Picoli, o envolvimento e participação das comunidades caiçaras têm sido fundamental. “As comunidades estão se conscientizando da importância da fixação de regras ao desenvolvimento da atividade turística, e do necessário fortalecimento e valorização de sua cultura para a preservação do ecossistema local e a manutenção da sustentabilidade da pesca no futuro. Enquanto não é finalizado o estudo técnico, conseguimos estabelecer em parceria com os barqueiros e pescadores uma regulamentação provisória, limitando o número de turistas por embarcação e o total de visitantes transportados diariamente para a ilha”, comenta a procuradora.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Gabriela Brunelli
11-3269-5068 / 5368 / 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_sp

registrado em: *6CCR, *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita