Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Direitos do Cidadão
14 de Junho de 2021 às 14h30

MPF divulga Lei do Minuto Seguinte em ação de combate a crimes sexuais da Prefeitura Municipal de Jaú (SP)

Lei Federal prevê atendimento médico a vítimas de violência na rede pública; ação tem início em 16 de junho

#Pracegover Foto de uma mulher de perfil. Em uma caixa em branco está escrito A sua palavra é lei

Arte: Y&R

A partir do dia 16 de junho, o Ministério Público Federal (MPF) participa de uma ação de combate a crimes sexuais promovida pela Prefeitura Municipal de Jaú, interior de São Paulo. O evento, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, prevê a a divulgação da Lei Federal Nº 12.845/2013, conhecida como Lei do Minuto Seguinte, por meio da campanha lançada pelo MPF em 2018 para conhecimento dos direitos das vítimas de violência sexual ao atendimento médico gratuito e imediato na rede de saúde pública, previsto na legislação.

Além do atendimento multidisciplinar em hospitais ou postos de saúde, o regulamento prevê a não obrigatoriedade do registro de boletim de ocorrência, bastando a palavra da vítima. Essa garantia é fundamental para que seja prestado o necessário cuidado médico imediato, farmacológico e amparo às milhares de vítimas de violência sexual.

Para o procurador da República Marcos Salati, “o conhecimento da Lei do Minuto Seguinte é fundamental para que a vítima de violência sexual saiba seus direitos e sinta-se amparada para a busca do atendimento necessário, sempre tendo como norte que a sua palavra é lei”.

“Os abusos sexuais são os crimes mais subnotificados e silenciados que existem e nossa ação tem o objetivo de fortalecer as mulheres para a denúncia imediata e o conhecimento de seus direitos. Reconheço que é preciso ter coragem para tocar nesse vespeiro tão grave, mas isso é emergencial”, completa Cândida Cristina Coelho Ferreira Magalhães, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Jaú.

Mais informações sobre a Lei do Minuto Seguinte podem ser obtidas pelo site www.leidominutoseguinte.mpf.mp.br e no Facebook da Prefeitura de Jaú.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita