Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Criminal
17 de Outubro de 2017 às 14h35

MPF denuncia peritos do INSS em Araraquara (SP) que fraudaram registro de ponto e descumpriram jornada

Médicos se revezavam para cometer as irregularidades; cálculo indica pelo menos 400 horas remuneradas mas não trabalhadas

Imagem: Google Maps

Imagem: Google Maps

O Ministério Público Federal denunciou quatro médicos peritos do INSS em Araraquara (SP) que fraudaram o sistema de registro de jornada no órgão. A prática possibilitou que eles deixassem de cumprir parte do expediente, mas recebessem os salários integralmente. Todos responderão por estelionato. Segundo as investigações, as irregularidades foram cometidas pelo menos durante todo o primeiro semestre de 2015.

Os médicos compartilhavam suas senhas do sistema de ponto e se revezavam no registro de entrada e saída, de modo que, a cada dia, um deles marcava a própria frequência e a dos demais no início da manhã e no fim da tarde. Com isso, conseguiam se ausentar durante boa parte da jornada estabelecida. Atrasos eram frequentes, assim como saídas ao longo do expediente e o encerramento do horário de trabalho antes do previsto. Ao todo, estima-se que os peritos tenham, no mínimo, recebido indevidamente R$ 27,2 mil, correspondentes a quase 400 horas registradas mas não cumpridas.

A denúncia se baseia em imagens do circuito interno da agência do INSS, monitoramentos realizados por agentes da Polícia Federal, relatos de testemunhas e na análise do registro de ponto dos médicos. A prática do crime se confirmou também a partir dos documentos de frequência dos profissionais em outras unidades onde atuavam, como hospitais, consultórios particulares e até mesmo no setor de perícia da Justiça do Trabalho. Os papéis indicaram a presença dos servidores em diversos horários nos quais deveriam estar em atendimento no INSS.

O número processual da denúncia é 0005935-47.2015.403.6120. A tramitação pode ser consultada aqui.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Diego Mattoso
(11) 3269-5068 / 5368 / 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp

registrado em: *2CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita