Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Direitos do Cidadão
21 de Setembro de 2017 às 13h35

MPF apura desrespeito à acessibilidade de pessoas com deficiência em ruas e avenidas de São João da Boa Vista (SP)

Inquérito vai identificar locais onde há buracos, ausência de rampas e outros problemas que dificultam a locomoção

Foto: Flickr

Foto: Flickr

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, instaurou inquérito civil para verificar as irregularidades existentes em São João da Boa Vista (SP) quanto à acessibilidade para pessoas com deficiência em vias do município. O procedimento visa à correção de falhas que dificultam a mobilidade dessas pessoas, como buracos, sinalização precária e áreas impróprias de travessia.

O MPF já está providenciando registros fotográficos em 32 pontos públicos da cidade, entre ruas, avenidas e praças, para identificar os locais onde melhorias devem ser implementadas. Um dos focos da procuradoria são as condições de interação e segurança no trânsito, que podem colocar em risco os pedestres com dificuldade de locomoção.

Ao final da apuração, a procuradoria se reunirá com os órgãos responsáveis da prefeitura para que se promova a adequação das vias às garantias de acessibilidade previstas na legislação. A Lei Municipal nº 50/83, por exemplo, obriga proprietários de terrenos a murar os imóveis e pavimentar calçadas. O descumprimento de determinações desse tipo, embora prejudique a circulação de todos, gera transtornos principalmente às pessoas com deficiência.

“É dever do MPF zelar pelo direito desses cidadãos, e o poder público tem a obrigação de garantir a mobilidade e a integridade deles nas vias de tráfego. A acessibilidade deve ser tratada como tema prioritário pelos gestores não só nesta data, mas todos os dias”, destacou o procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, responsável pelo inquérito, em referência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Diego Mattoso
(11) 3269-5068 / 5368 / 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita