Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Consumidor e Ordem Econômica
28 de Agosto de 2018 às 12h0

MPF acompanha implantação de ciclovia às margens de linha férrea entre São João da Boa Vista e Águas da Prata (SP)

Objetivo do procedimento é fiscalizar o projeto para assegurar a segurança dos ciclistas e o melhor uso possível do patrimônio público

Prédio da estação ao fundo, com os trilhos à frente.

Estação Águas da Prata - Foto: Ralph M. Giesbrecht www.estacoesferroviarias.com.br

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para acompanhar a construção de uma ciclovia turística entre os municípios paulistas de São João da Boa Vista e Águas da Prata. O projeto prevê que a faixa para bicicletas seja criada ao lado da linha férrea operada atualmente pela concessionária VLI. A atuação do MPF busca garantir o uso eficiente dos recursos públicos na implementação do empreendimento, bem como a segurança dos ciclistas.

Nos dias de hoje, a ferrovia serve ao transporte de cargas, principalmente minérios, mas pode dar lugar a um trem turístico entre as duas cidades. Águas da Prata é uma estância hidromineral que já recebe visitantes de diferentes regiões. Além disso, a empresa responsável pela linha férrea estuda reduzir ou acabar com a operação de cargas no trecho, em virtude da redução da extração de bauxita em Poços de Caldas (MG), e já teria concordado em transformar a ferrovia em linha turística.

Para o MPF, a implementação da ciclovia, independentemente do tipo de trem adotado, pode estimular o turismo consciente e o comércio na região, além de contribuir com a preservação do bem público. “A ciclofaixa pode ser um vetor de conservação do patrimônio ferroviário, caso a linha venha a ser desativada. E mesmo que o transporte de cargas continue em operação, a ciclovia desempenharia um papel importante para a segurança dos ciclistas, ao retirá-los da rodovia”, destaca o procurador Guilherme Rocha Göpfert, responsável pelo procedimento.

Nesse sentido, a fiscalização do MPF também busca garantir que o projeto observe as regras de segurança para construção às margens da linha férrea, com a devida sinalização e distância dos trilhos. A proposta já foi debatida em reunião realizada no último dia 16 de agosto. Um novo encontro com a presença de autoridades municipais e do governo do Estado de São Paulo, representantes da concessionária VLI e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além do MPF, será realizado nas próximas semanas.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Ana Luíza Reyes
(11) 3269-5701
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP

registrado em: *3CCR, *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita