Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Direitos do Cidadão
27 de Maio de 2022 às 15h5

Maio Amarelo: MPF acompanha políticas públicas de educação no trânsito na região de Araraquara (SP)

Com aumento no número de acidentes, Procuradoria busca incentivar iniciativas voltadas à segurança viária

#PraTodosVerem: imagem foca na mão de uma pessoa sentada no banco de um carro, prendendo o cinto de segurança

Foto: Canva

O aumento de acidentes de trânsito no município de Araraquara (SP) se tornou objeto de preocupação do Ministério Público Federal. No ano passado, a cidade registrou 1.169 ocorrências, 15,7% a mais do que o verificado em 2020. A maior parte dos acidentes, quase 90% do total, aconteceu em vias municipais e não em rodovias. Assim, com o objetivo de contribuir para a segurança viária dos cidadãos, principalmente nos centros urbanos, o MPF instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a aplicação de políticas públicas e iniciativas de educação no trânsito nos municípios da região.

Segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (InfoSiga), o número de pessoas que perderam a vida em decorrência dos acidentes de trânsito também cresceu em Araraquara. Em 2021, foram 29 mortes contra 26 do ano anterior. E as estatísticas mostram que as ocorrências acontecem principalmente por falha humana.

Para o procurador da República Ígor Miranda da Silva, responsável pelo procedimento do MPF, é preciso conscientizar condutores e pedestres. “A disseminação dos conceitos de segurança no trânsito – especialmente o uso da seta, o respeito à faixa, a não utilização de celular ao volante e a não ingestão de álcool antes de dirigir – é fundamental para que o número de vítimas de acidentes volte a cair. E, ainda mais relevante, para que ocorra uma mudança de cultura e respeito ao trânsito na região”, ressalta.

Entre as medidas adotadas pelo MPF está o apoio ao Movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o movimento reúne órgãos de governos, empresas, entidades de classe e organizações da sociedade civil em uma ação coordenada para discutir o tema da segurança viária e propagar conhecimento por meio de palestras, workshops e blitze educativas, entre outras iniciativas. O objetivo é trazer para a região de Araraquara ações e materiais do movimento, voltados à segurança no trânsito. Saiba mais sobre o Maio Amarelo.

O MPF também solicitou informações à Prefeitura de Araraquara sobre o número de acidentes de trânsito registrados desde 2020, bem como sobre atividades de educação e fiscalização previstas para 2022 e os próximos anos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita