Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Fiscalização de Atos Administrativos
5 de Dezembro de 2019 às 8h55

MPF se reúne com GRU Airport, Anac e Corpo de Bombeiros para discutir ausência de alvará de funcionamento do aeroporto de Guarulhos (SP)

Encontro será realizado no dia 11 de dezembro, às 15h

Foto mostra aeroporto de Guarulhos

Foto: Agência Brasil

Na próxima quarta-feira(11), o Ministério Público Federal (MPF) se reunirá com representantes da concessionária GRU Airport e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir fatos relacionados à ausência de alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. Informações colhidas pelo MPF indicam que irregularidades em equipamentos e procedimentos de segurança impedem a expedição do AVCB para um dos terminais, bem como a renovação dos alvarás já existentes.

Foram notificados para participar do encontro o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de dois vereadores. Os parlamentares compõem a Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal de Guarulhos que apura a existência de irregularidades no processo de licenciamento do aeroporto.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os terminais de passageiros 1 e 3 possuíam vistoria técnica aprovada e AVCB válido até 16 de abril e 23 de agosto de 2019, respectivamente. Já o terminal 2 não possuía vistoria técnica aprovada, o que impedia a emissão do alvará. Inspeção in loco realizada em fevereiro deste ano constatou uma série de falhas nesta parte do aeroporto, entre as quais a inoperância dos sistemas de alarme de incêndio e de pressurização das escadas de emergência. A vistoria do Corpo de Bombeiros verificou ainda que rotas de fuga e saídas de emergência da edificação estavam comprometidas pela obstrução indevida de escadas de segurança.

Além disso, tanto o terminal 2 quanto o 3 sofreram alteração geral de seu layout interno, o que implicou mudanças de cobertura dos sistemas de hidrantes, acionadores manuais de alarme de incêndio, rotas de fugas e saídas de emergência – diferindo do que consta no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio aprovado anteriormente. Também foram identificadas irregularidades no terminal 1, onde encontravam-se inoperantes as medidas de proteção e segurança contra incêndios em um galpão utilizado como depósito.

Diante das falhas constatadas, o Corpo de Bombeiros instaurou processos administrativos de cassação dos AVCBs dos terminais 1 e 3, concedendo prazos a concessionária para a regularização. O órgão também notificou a Prefeitura de Guarulhos acerca da falta de licença para o terminal 2, para que fossem tomadas as providências cabíveis.

No âmbito do inquérito civil instaurado para apurar as condições de funcionamento do aeroporto, o MPF requereu à GRU Airport informações sobre o atendimento das recomendações passadas pelo Corpo de Bombeiros. A Procuradoria quer saber o que está sendo feito para resolver as irregularidades pendentes, incluindo contratos firmados pela concessionária para a realização de obras e prestação de serviços especializados visando à adequação dos terminais às normas de segurança.

A reunião será realizada a partir das 15h, na Procuradoria da República em Guarulhos, localizada na Rua Josephina Mandotti, 44 - Jardim Maia.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Ana Luíza Reyes
(11) 3269-5701
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP

registrado em: *1CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita