Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Indígenas
8 de Junho de 2022 às 10h25

Após pedidos do MPF, serviços de limpeza serão regularizados em unidades de saúde indígenas no PR, SP e RJ

Atividade vem sendo realizada pelas próprias equipes de saúde, o que prejudica o atendimento aos pacientes

#PraTodosVerem: ilustração com fundo verde escuro, com desenhos de folhas em verde mais claro. No centro se lê a palavra "indígena" em branco

Imagem: Secom MPF

Os serviços de limpeza em Unidades Básicas de Saúde Indígena serão regularizados em aldeias nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, atendendo a pedidos do Ministério Público Federal (MPF). Atualmente, a atividade vem sendo realizada pelas próprias equipes de saúde, o que prejudica o atendimento aos pacientes. Após requisição da unidade do MPF localizada em Caraguatatuba (SP), a Secretaria Especial de Saúde Indígena autorizou a contratação dos serviços em todas as aldeias sob jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Litoral Sul I.

O problema vinha sendo apurado pelo MPF após denúncia de representantes da Aldeia Renascer, no município de Ubatuba (SP), que sofria com a ausência de equipes de limpeza nas unidades de saúde indígena. A carência se tornou ainda mais danosa com a pandemia de covid-19, em virtude do aumento exponencial no número de atendimentos e dos protocolos mais rígidos de higiene. O novo cenário tornava inviável o acúmulo das funções sem o comprometimento dos profissionais, do local e dos pacientes.

Questionado sobre a situação de Ubatuba, o Dsei Litoral Sul I respondeu inicialmente que o problema abarca todas as terras indígenas do país, visto que não há verbas disponíveis para a contratação de equipes de limpeza nas unidades de saúde instaladas nesses locais. O distrito informou ainda que, em virtude da limitação orçamentária, tais serviços vêm sendo garantidos apenas quando determinados judicialmente.

Com as requisições do MPF e a autorização da Secretaria Especial de Saúde Indígena, porém, o Dsei Litoral Sul I iniciou os estudos técnicos para a contratação de profissionais de limpeza para todas as aldeias sob sua jurisdição. A regularização do serviço contempla os objetivos do inquérito civil instaurado pelo MPF para apurar as irregularidades, o que levou o órgão a promover o arquivamento do procedimento.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: *6CCR, 6ª CCR, 6CCR, Indígenas
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita