Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

30 de Novembro de 2007 às 17h15

Aberto processo contra agente da PF em Presidente Prudente (SP)

Agente da PF e gerente de empresa de segurança responderão por corrupção passiva e ativa, respectivamente.

A Justiça Federal acatou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal em Presidente Prudente (SP) e abriu processo criminal da Operação Oeste naquela cidade. O agente da Polícia Federal Roland Magnese Júnior, que integrava a Comissão de Vistoria de Segurança Privada da Delegacia da PF em Prudente, e o gerente Carlos Roberto Marchetti Fabra respondem a acusações de corrupção passiva e ativa, respectivamente.

Na Justiça Federal de Marília, Magnese já responde processo criminal por advocacia administrativa, por ter relaxado a fiscalização e agilizado documentos para empresas de segurança, e é réu numa ação civil de improbidade administrativa pelo mesmo motivo. Os crimes e a improbidade, tanto em Marília quanto em Presidente Prudente, foram descobertos na Operação Oeste, investigação da Polícia Federal que desbaratou uma quadrilha formada por policiais civis e federais corruptos que cometiam crimes na região oeste do estado, associados ou não a particulares.

No caso de Presidente Prudente, Magnese foi flagrado em diversas interceptações telefônicas nas quais pede, pelo menos cinco vezes, valores, bens e favores para funcionários e diretores de empresas de segurança que atuavam na região em troca de facilidades do setor em que trabalhava na Polícia Federal, como liberações de vistorias.

Fabra, o outro réu, é gerente de uma empresa de segurança em São Paulo e responderá por corrupção ativa por ter oferecido mil reais para o policial em troca da garantia de favores do agente junto à Delegacia. Em depoimento, Fabra admitiu a oferta.

Show - Um dos cinco casos de corrupção narrados na denúncia ocorreu no início de 2006. Roland é chamado até o local onde ocorria um show, realizado por um promotor de eventos da cidade. O empresário havia contratado seguranças irregulares e estava prestes a ser autuado pelo setor de vistoria da Polícia Federal, mas chama Magnese em seu auxílio.

O experiente agente convence os colegas, recém-concursados, de que a situação encontrada não era caso de autuação, uma vez que os dez seguranças irregulares compunham equipe de apoio da empresa contratada. Depois do show, Magnese passou a cobrar da promotor de shows e do dono da empresa de segurança bancos novos e mais 800 reais para a pintura de seu carro, no que foi atendido.

O interrogatório de Magnese, que responde ao processo em liberdade, foi marcado para março de 2008 pela Justiça Federal de Presidente Prudente. Como cometeu o crime de corrupção passiva várias vezes, o MPF pediu a sua condenação em concurso material. Por ter deixado de fazer seu trabalho em troca de dinheiro, ele pode ter a pena aumentada em um terço. A pena para o crime de corrupção, passiva ou ativa, é de dois a 12 anos de prisão. Fabra será interrogado em São Paulo.


Marcelo Oliveira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em São Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: denúncia, Geral, crime
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita