Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

30/09/08 - Justiça suspende Super Leilão da Record

A pedido do MPF em São Paulo, Record e Total Spin não poderão promover, divulgar, operacionalizar, comercializar ou tirar proveito econômico deste tipo de atividade até o fim do processo.

O juiz Federal Danilo Almasi Vieira Santos, da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo, aceitou liminar pedida pelo Ministério Público Federal em São Paulo para que a Record e a Total Spin não promova, divulgue, operacionalize, comercialize ou tire proveito econômico do ``Super Leilão´´, exibido pela emissora e administrado pela empresa.

Com a decisão, a Record e Total Spin terão de suspender o leilão invertido ao longo da programação, depois de recebida intimação, em 24 horas. Caso as empresas não cumpram a decisão, o juiz definiu multa de R$ 10 mil por dia.

Na decisão, o juiz observou que a continuidade da atividade poderia resultar em risco de lesão patrimonial ao telespectador que faz a aposta, ``principalmente com o pagamento de quantia fixa, sem qualquer tipo de contraprestação, para mera participação no chamado `O Super Leilão´.´´

``A manter-se a atividade no Estado em que se encontra, as rés obterão lucro exclusivamente com base em atividade proibida´´, disse o juiz na decisão.

Exibido ao longo de toda a programação da emissora, cada leilão premia o apostador que der o menor lance sem duplicidade por determinado produto. Os lances são realizados por meio de telefonemas e mensagens enviadas por celular tarifados especificamente para esse fim.

Para o procurador da República Marcio Schusterschitz, autor da ação, o ``Super Leilão´´ é um jogo de azar, pois o apostador, ``às cegas e sem domínio do seu lance, aposta em um valor na esperança de, por sorte, não ser ele repetido, ou seja, não representar o palpite de ninguém mais´´.

O envio dos lances é administrado pela Total Spin e a promoção e divulgação do ``Super Leilão´´ é feita pela Record em toda a grade da emissora e não somente nos intervalos comerciais.

Em julho, o MPF já havia recomendado à Record e à Total Spin que suspendessem a atividade espontaneamente em virtude da ilegalidade da atividade, mas tanto a emissora, quanto a empresa não atenderam o pedido.

LEIA MAIS SOBRE O CASO EM:

12/08/08 - MPF-SP move ação contra leilão invertido da TV Record

04/07/08 - MPF recomenda à Record que não faça mais Super Leilão

Bruno Zani e Marcelo Oliveira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita