Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

05/08/08 - Em debate PGR defende produção de provas e respeitos aos direitos humanos

Antonio Fernando participou de debate ontem, 4 de agosto, promovido pelo Grupo Estado.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, participou ontem, 4 de agosto, do debate - O Brasil e o Estado de Direito-, realizado pelo Grupo Estado. Na discussão, Antonio Fernando defendeu o equilíbrio entre a produção de provas de pessoas investigadas e o respeito aos direitos humanos. O procurador-geral explicou que a instituição é a favor da defesa dos acusados, mas também defende a possibilidade de produzir provas das suas pretensões e comprovar a legitimidade delas.

Ele ainda afirmou que no Estado de Direito ``não há espaço para messianismos nem para rompantes autoritários´´. Toda atuação se deve pautar na e pela construção de espaços dialógicos e consensuais, na colaboração interinstitucional, na impessoalidade e no respeito mútuo.

Para Antonio Fernando, o Estado de Direito é o que respeita e fiscaliza as regras. Ele acrescentou que o Ministério Público faz valer a fiscalização e o combate aos desvios e lembrou da atuação do Ministério Público na luta contra a exclusão social, adotando medidas destinadas a fiscalizar ou redefinir as políticas públicas.

No debate, Antonio Fernando chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas manuseiam informações sigilosas e que elas não se limitam a uma única instituição. Para ele, o Ministério Público se esforça para garantir o sigilo, mas reconhece as dificuldades para identificar as autorias dos vazamentos. Ele destacou que a instituição tem dado provas de que está buscando formas de garantir o sigilo, com o alto número de ações de combate ao vazamento de informações.

Ele destacou ainda que o Ministério Público tem trabalhado firmemente para impedir esses desvios que ocorrem e que devem ser punidos. Para Antonio Fernando, ``essa punição só virá quando tivermos mecanismos mais efetivos de controle dos atos sigilosos´´.

Também estiveram presentes no debate o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes; o ministro da Justiça, Tarso Genro; e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto.


Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita