Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

24/09/2004 - MPF pede suspensão de parecer que assegura vagas para militares

O Ministério Público Federal no Distrito Federal ingressou, nesta sexta-feira (24), na 7ª Vara Federal, em Brasília, com Ação Cautelar Preparatória de Ação Civil Pública, com pedido de liminar, que visa à suspensão do Parecer n° AC 022, da Advocacia Geral da União, para todo o país. O parecer trata da obrigatoriedade de reservas de vagas nas instituições públicas federais de ensino superior para o servidor militar e seus dependentes que sejam removidos ex-officio, mesmo que estes sejam estudantes de instituições privadas.

Para o procurador da República no Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima a determinação da AGU coloca em risco a realização dos processos seletivos para o ingresso nas instituições públicas de ensino superior, assim como ocorreu na Universidade de Brasília (UNB), que acaba de cancelar o vestibular para o curso de Direito.

De acordo com o procurador, o parecer da AGU não encontra respaldo nem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nem na Constituição Federal. O Parecer também desrespeita a autonomia das Universidades assegurada na LDB.

Segundo o entendimento do MPF, a remoção de ofício é condição necessária, mas não suficiente para o feito e deveria seguir o que rege a Constituição, que defende o acesso igualitário ao ensino superior. ``Os danos sofridos pelos concorrentes já é real a medida que a suspensão do vestibular, ainda que seja revista, atrapalha a continuidade da preparação. O retorno à normalidade, com oferta de vagas à população, além disso, é medida imprevista e apenas poderá ser levada a efeito, segundo a instituição de ensino, caso não sejam atendidas as exigências do parecer da AGU´´, defende Carlos Henrique Martins Lima.
A Procuradoria da República em São Paulo também tem um procedimento a respeito do mesmo assunto, que está sob análise do procurador Luiz Fernando Gaspar Costa.

Márcio Falcão
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 313-5460
asscom@prdf.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita