Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

13/07/2006 - MPF denuncia envolvidos na operação 14-Bis

Os Procuradores da República lotados na Procuradoria da República no Município de Campinas, ofereceram denúncia ontem (12/07) à Justiça Federal em Campinas, como decorrência das apurações realizadas na operação 14 BIS.

No processo, foram feitas quatro denúncias contra 5 empresários, Joseph Hanna Doumith, Fábio Bastos, Patrícia Regina Pereira dos Santos, Solomão Rodrigues Guerra e Ricardo Luiz de Jesus, 2 auditores fiscais, Aracy Serra e Hamílton Fioravanti, 3 despachantes aduaneiros, José Carlos Marinho, Vicenzo Carlo Grippo e Henrique de Oliveira Gomes, 2 servidores da receita federal, Antônio Eduardo Vieira Diniz e Paulo Roberto dos Santos Leonor e 2 Delegados da Polícia Civil, André Luiz Martins de Rissio Barbosa e Wilson Roberto Ordones por crimes que vão de formação de quadrilha a descaminho, incluindo corrupção ativa, facilitação ao descaminho e falsidade ideológica.

O delegado André Luiz Martins de Rissio Barbosa foi denunciado também por crime contra o sistema financeiro, por manter no exterior valores não declarados à Receita Federal. Os dois delegados foram presos em flagrante, por posse ilegal de armas de fogo não registradas, enquanto o auditor fiscal Hamílton Fioravanti foi flagrado tendo em posse arma de fogo de uso restrito das forças armadas. Estes processos serão apurados na Justiça Estadual.

Durante a operação, foram feitos alguns pedidos de prisões temporárias e, ao final do prazo, dia 11/07, oito denunciados permanecem presos e com prisão preventiva decretada.

Os Procuradores da República alertaram ainda, sobre privilégios de visitas sem registro ao Delegado Di Rissio no Presídio da Corregedoria da Polícia Civil, detectados por Correição Ordinária da Promotoria de Justiça de Execuções Criminais do Estado de São Paulo.

Mais denúncias ainda estão sendo preparadas, enquanto a Polícia Federal aprofunda as investigações no prazo solicitado de 15 dias.

O andamento dos processos pode ser consultado na página eletrônica do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de São Paulo
11-3269-5068
assimprensa@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h


ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 

PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.

 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 

ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita