Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

07/06/2005 - MPF-SP tem nova procuradora-chefe

As procuradoras da República Adriana Zawada Melo e Thaméa Danelon Valiengo assumiram ontem, respectivamente, os cargos de procuradora-chefe e procuradora-chefe substituta da Procuradoria da República no Estado de São Paulo (PR-SP). As duas permanecerão à frente do Ministério Público Federal em São Paulo pelos próximos dois anos.

Adriana e Thaméa substituem a gestão de Elizabeth Mitiko Kobayashi, iniciada em 2004, após a promoção da então procuradora-chefe, Paula Bajer Fernandes Martins da Costa, à procuradora regional da República. O procurador-chefe é o chefe administrativo da PR-SP, a maior unidade da Procuradoria da República no país, com 95 procuradores distribuídos entre a capital e mais 22 procuradorias da República nos municípios.

Além de questões administrativas, o procurador-chefe é o responsável, por exemplo, pela designação de procuradores para participarem de inspeções, correições e forças-tarefa. O procurador-chefe também cuida da representação do MPF perante outras instituições, como a Polícia Federal, Receita Federal, o Banco Central, a Advocacia-Geral da União e a Justiça Federal, no Estado de São Paulo.

Eleitas pelos seus pares no Estado de São Paulo, a procuradora-chefe e a procuradora-chefe substituta tiveram seus nomes ratificados pelo Procurador Geral da República, Cláudio Fonteles. Nos próximos meses, o MPF deve passar por uma expansão no Estado, com a chegada de procuradores a mais quatro unidades no interior.

CURRÍCULOS - Gaúcha de Porto Alegre, Adriana Melo tem 34 anos e está no MPF desde fevereiro de 1997, tendo iniciado sua atuação na Procuradoria da República em Bauru. Desde outubro de 1998 atua na área cível na Procuradoria da República na Capital. No último ano, atuou nas áreas de Patrimônio Histórico, Meio Ambiente e Questão Indígena.

Doutora em direito do Estado pela USP, é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi servidora da Justiça Federal e do Tribunal Regional da 4ª Região (Porto Alegre). É também professora de direito constitucional e leciona na FAAP, em São Paulo.

Thaméa Danelon Valiengo é natural de Santos (SP), tem 31 anos, e é procuradora da República desde janeiro de 2000. Ex-servidora do MPF em Santos, a procuradora atuou exclusivamente na área criminal da PR-SP, onde foi coordenadora do núcleo criminal.

Professora do curso Federal Concursos, é formada na faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos e é mestranda em direito político e econômico no Mackenzie.

Marcelo Oliveira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em São Paulo
(11) 3269-5068
moliveira@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita