Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

05/05/2005 - MPF pede dedução integral de educação e aluguel no IRPF

O Ministério Público Federal ajuizou duas Ações Civis Públicas contra a União, com pedido de antecipação de tutela, para que a Receita Federal deduza integralmente os gastos com educação e aluguel no cálculo do Imposto de Renda 2005 (ano base 2004). Hoje a legislação permite descontos com educação até o valor de R$1998,00 e não permite a dedução de gastos com aluguel.

A procuradora da República Zélia Luiza Pierdoná pede nas duas ações que a Receita calcule os valores com base nas informações já prestadas pelos contribuintes, que são obrigados a declarar a totalidade destes gastos independente do valor a ser descontado. As diferenças positivas deverão ser restituídas.

Para a procuradora, a limitação para as deduções fere, entre outros, o princípio da isonomia e da capacidade contributiva, principalmente porque pessoas jurídicas podem abater a totalidade dos gastos nas duas categorias do imposto devido. ``A legislação do imposto de renda trata de uma forma a pessoas física e de outra a pessoa jurídica´´, afirma.

As ações lembram que tanto educação quanto moradia são direitos fundamentais e ``um dos aspectos que garantem a dignidade humana.´´ Além disso, a procuradora alega que tratam-se de despesas, não de acréscimo ao patrimônio particular.

A procuradora pede o reconhecimento nos gastos com educação das despesas com livros, cursos de informática, de língua estrangeira e cursos preparatórios para concurso e vestibular, tanto para instrução do contribuinte quanto de seus dependentes.


Lidiane Matos
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em São Paulo
(11) 3296-5068/5368
lmmateus@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita