Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

06/04/09 - MPF quer que órgãos ambientais reavaliem licenciamento de aterro em Iperó

Empresa Proactiva, responsável pela instalação do aterro, é investigada pela Polícia Federal de Santa Catarina por crimes ambientais

O Ministério Público Federal em Sorocaba recomendou à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sema) e ao Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia) que, na condução do processo de licenciamento ambiental do aterro sanitário Central de Gerenciamento Ambiental (CGA), no município de Iperó, localizado a 120 km de São Paulo, sejam analisados criteriosamente os documentos e as circunstâncias que envolvem o empreendimento.

 A procuradora da República em Sorocaba Elaine Cristina de Sá Proença, autora da recomendação, pede que os órgãos reavaliem a concessão das licenças dadas a empresa Proactiva Meio Ambiente, responsável pela instalação do aterro CGA. O Daia e a Sema têm 30 dias para responder a recomendação.

 A medida deve-se ao fato de a Proactiva ter sido alvo da ``Operação Díadre´´, realizada em setembro do ano passado pela Polícia Federal, na qual a empresa teria cometido crimes ambientais no aterro sanitário de Biguaçu, no Estado de Santa Catarina.

 Investigações apontaram que o lixo do aterro sanitário de Biguaçu estava sendo tratado de forma inadequada: causou poluição de rios da região, comprometeu ecossistema marinho de uma baía da região e o lixo hospitalar estava sendo tratado de maneira irregular, afetando a saúde dos trabalhadores que atuavam perto do local.

 ``Tais fatos não podem ser ignorados pelo Órgão Ambiental competente para o licenciamento do empreendimento já que um projeto desse porte exige plena idoneidade da empresa que irá operá-lo.´´, destacou a procuradora

 O local escolhido para a instalação do aterro está inserido nas mediações da Floresta Nacional de Ipanema, encontra-se próximo, cerca de 3 km, da área escolhida para o aterro sanitário da cidade de Sorocaba , fica bem perto da margem esquerda do rio Sorocaba e localiza-se na Área de Segurança Aeroportuária de Sorocaba

 ``O aterro sanitário é, por natureza, um empreendimento potencialmente impactante no meio ambiente e, no caso da CGA, agravado pela real possibilidade de afetar o equilíbrio ecológico da Floresta Nacional de Ipanema e de comprometer a segurança aeroviária de Sorocaba´´, ressaltou a procuradora.

 

Leia a íntegra da recomendação

 

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Mais informações à imprensa: Bruno Zani e Marcelo Oliveira

11-3269-5068

ascom@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita