Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

20/03/09 - Delegado retifica depoimento ao MPF em Brasília

Protógenes Queiroz afirma que juiz e procurador não foram informados sobre participação da Abin na Satiagraha

O delegado federal Protógenes Queiroz retificou, no último dia 18 de março, seu depoimento espontâneo à Procuradoria da República no Distrito Federal e esclareceu que o procurador da República Rodrigo de Grandis e os juízes federais Fausto De Sanctis e Marcio Milani não foram informados da participação de agentes da Abin na Operação Satiagraha.

Protógenes esclareceu, ainda, que as autoridades mencionadas sabiam apenas ``das dificuldades operacionais que a Administração Central da Polícia Federal estava causando às apurações´´.

A revista Veja, do último final de semana, publicou que, em depoimento espontâneo prestado à PR-DF, em setembro do ano passado, Protógenes havia dito que havia informado o procurador e o juiz sobre a colaboração de agentes da Abin no caso.

Em resposta, o procurador da República Rodrigo de Grandis divulgou nota no último domingo, reiterando o que já havia dito anteriormente: que a participação da Abin não havia sido informada pelo delegado, seja formalmente ou informalmente.

Apesar de não comunicada, a participação da Abin não configura crime, nem ilegalidade, avalia de Grandis. A Lei do Sistema Brasileiro de Inteligência, Sisbin, prevê a participação de agentes de inteligência e o compartilhamento de dados entre a polícia e os demais órgãos de inteligência.

``Sustentar que a participação da Abin é ilegal é o mesmo que apontar que a participação do Bacen, numa investigação de fraude financeira, ou da Receita Federal, numa investigação fiscal, por exemplo, é ilegal´´, afirmou o procurador na nota.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita